"Intolerância a exercício" pode ser mais um dos sintomas pós-Covid
Estudo analisou a persistência física de pacientes com e sem sintomas persistentes após a infecção
17 OUT 2022 • POR Pedro Molina • 18h07Os pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, sustentam que a “intolerância a exercício” deve ser considerada como um sintoma da Covid longa, já que alguns pacientes sofrem reações adversas ao se exercitarem após se recuperarem da doença.
Publicado na última quarta-feira (12) no Jama Network Open, o estudo comparou a capacidade de resistência de 464 pacientes com Covid longa com a de 359 pessoas da mesma idade que se recuperaram completamente da infecção.
Foram analisados pacientes entre 39 e 56 anos, que foram submetidos a testes em esteira ou bicicleta ergométrica, além dos exames médicos adicionais, e mostrou que o grupo que se recuperou normalmente da doença, sem sintomas persistentes, podia suportar uma quantidade de exercícios normal para a sua idade.
Já o grupo de pessoas com Covid longa, não teve um resultado equivalente com o grupo sem sintomas.
A pesquisa mostrou que os músculos desses pacientes recebiam menos oxigênio na corrente sanguínea do que o normal, além de observar que os batimentos cardíacos das pessoas deste grupo não aumentavam da maneira esperada durante os exercícios.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.