Geral

Juiz decide liberar Neymar de julgamento por corrupção privada

Craque brasileiro está sendo acusado de corrupção em sua transferência do Santos para o Barcelona, em 2013

17 OUT 2022 • POR Vinicius Costa • 10h40
Neymar foi liberado do julgamento - David Zorrakino/Europa Press via Getty Images

O jogador Neymar, atualmente no Paris Saint-Germain, está sendo acusado de corrupção privada envolvendo sua transferência do Santos para o Barcelona, ainda em 2013. Nesta segunda-feira (17), teve início seu julgamento, mas o craque brasileiro acabou por ser dispensado do tribunal.

O camisa 10 da Seleção Brasileira permaneceu por mais de 1h30 no banco dos réus, na sede do tribunal em Barcelona, onde também estão sendo acusados seus pais e o clube catalão.

A empresa DIS e o Ministério Público da Espanha alegam que houve uma série de crimes fiscais, pedindo assim as prisões e pagamento de multa dos envolvidos no caso, conforme noticiou o site Metropóles.

“Eu gosto muito de futebol, sei que o senhor Neymar Júnior ontem estava em campo pelo PSG contra o Olympique de Marselha. Sei que estava fazendo seu trabalho e marcando um gol. Portanto, está dispensado e seus advogados saberão quando ele tem que voltar,” disse o juiz José Manuel Del Amo Sanchez antes de liberar o jogador.

O julgamento deve se estender até o dia 31 de outubro. Neste período, Neymar ainda será chamado para um depoimento.

Segundo a defesa do jogador, não houve nenhum tipo de crime e entende-se que, um tribunal espanhol não poderia julgar o caso tendo em vista que a assinatura do contrato ocorreu no Brasil, onde o crime de Corrupção Privada ou de Corrupção entre Particulares não existe.

Pelo lado do Barcelona, os réus que estão sendo julgados são os ex-presidentes do clube, Josep Bartomeu e Sandro Rosell.

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.