Saúde

Método Wolbachia aplicado em Campo Grande é reconhecido pela revista The Lancet

Capital é modelo do projeto que combate a expansão de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti

10 OUT 2022 • POR Evelyn Thamaris • 08h52
Método Wolbachia - Divulgação: World Mosquito/Prog

Campo Grande é destaque em uma das maiores revistas científicas do mundo, a The Lancet - Infectious Diseases da Universidade de Cambridge como um dos municípios a implementar o método Wolbachia em toda a cidade. A publicação reconhece a eficiência do trabalho que vem sendo realizado desde de 2020 de maneira efetiva no combate a doenças como a dengue, Chikungunya e Zica.

O projeto é realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro em uma parceria que contou com esforças do Ministério da Saúde, da prefeitura de Campo Grande e do governo de Mato Grosso do Sul. Sendo dois anos de intenso trabalho até o reconhecimento da comunidade científica Mundial, despertando olhares para a Capital, já que é a única onde o método está sendo difundido em toda cidade e com projeto inovador junto aos alunos da rede municipal de ensino.

“Ter o reconhecimento da Ciência e do mundo Científico pela respeitada revista The Lanced, com certeza fortalece as ações da Sesau, colocando-a na vanguarda da ciência e serviço de referência em Saúde para o nosso País e agora para o Mundo todo. É um grande orgulho pessoal e a todos servidores da saúde do município de Campo Grande”, comenta o titular da Sesau, José Mauro Filho.

Conforme especialistas, após a liberação dos insetos foi identificado redução de em média 38% na incidência da dengue e10% na de chykungunya. Para isso os pesquisadores cruzam dados de soltura com registro gráfico das doenças registrado na cidade, levando em conta o período durante e depois. Ao todo são seis fases de soltura em Campo Grande, que atualmente já se encontra na sua quinta fase de implementação. Serão 74 bairros contemplados nas sete regiões urbanas.

Wolbachia

O método consiste na liberação de milhões de mosquitos da espécie Aedes Aegypti infectados com a bactéria Wolbachia, como forma de reduzir a transmissão de das doenças: Dengue, Chikungunya e Zica.

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.