Cultura

TV Educativa MS apresenta a nova dramaturgia 'IndependênciaS'

Evento contou com a presença do diretor de Rede e Projetos da TV Cultura de SP, Fábio Borba

28 SET 2022 • POR Brenda Leitte • 17h40
Cena da minissérie "IndependênciaS" - Foto: Divulgação/TV Cultura

A divulgação da nova minissérie “IndependênciaS” da TV Cultura, que teve sua estreia no dia 7 de setembro deste ano, ocorreu na tarde desta quarta-feira (28), em Campo Grande, em parceria com a TV Educativa e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Recebendo o diretor de Rede e Projetos da TV Cultura de São Paulo, Fábio Borba, o evento apresentou o 4º episódio inédito da nova dramaturgia da Cultura, que retrata a Independência do Brasil. 

Resultado de um trabalho colaborativo que levou um ano e meio para a pesquisa, criação e realização, partiu da necessidade de se recontar o Brasil, por meio de uma releitura que se convencionou chamar de nova historiografia.

"Depois de exatos 50 anos, após a produção do filme Independência ou Morte, estrelado por Tarcísio Meira em 1972, temos uma nova produção do processo da Independência do Brasil. Processo porque a série vai muito além do que os livros de Histórias contam, ela aborda todo o contexto que cominou no grito do Ipiranga. Tivemos muitos heróis anônimos e diversos conflitos pelo país. Ao longo dos 16 episódios de IndependênciaS que vamos conhecer toda essa história", ressaltou Fábio Borba.

Citando sobre sua vinda à Capital Sul-mato-grossense, o diretor da TV Cultura de São Paulo falou sobre a representatividade do lançamento do projeto ser em Campo Grande. "O lançamento aqui simboliza, antes de tudo, o amadurecimento e o fortalecimento das relações entre TV Cultura e a TV Educativa", afirmou.

Dilza Pôrto - Foto: JD1

Representando o Governador do Estado, Reinaldo Azambuja, esteve o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (Secic), Eduardo Romero. "É muito gratificante, Campo Grande ter sido escolhido como representante do Centro-Oeste. Durante muito tempo ficamos esquecidos, não éramos referência. Hoje temos oportunidades e somos reconhecidos por isso. Temos orgulho de MS, são 45 anos de construção, insistência e de afirmação dos nossos processos culturais", destacou o secretário.

Durante o evento de lançamento da minissérie, a professora, pesquisadora e historiadora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Dra. Dilza Pôrto Gonçalves ministrou sobre o Bicentenário da Independência do brasil aos que estiveram presentes.

A nova dramaturgia na Cultura faz parte da programação da TV Educativa. Assista ao trailer de IndependênciaS:

 

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.