Saúde

Na última semana, mais de 44 mil crianças ainda não vacinaram contra poliomielite

Até o momento, pouco mais de 20% de público alvo foi imunizado

27 SET 2022 • POR Taynara Menezes • 11h49
Foto: Divulgação

Na última semana de campanha da poliomelite, mais de 44 mil crianças, entre 1 e 4 anos de idade, não foram levadas à uma unidade de saúde pelos pais ou responsáveis para receberem a dose de reforço da vacina contra poliomielite. Até o momento, pouco mais de 20% de público alvo foi imunizado com a dose em gotinhas do imunobiológico. 

Conforme a Secretaria de Saúde, aão mais de 57,4 mil crianças na faixa etáriado publico alvo em Campo Grande. Segundo a orientação do Ministério da Saúde, 95% deste público deveria receber a vacina, e assim seria possível garantir que a poliomielite, que circula em outros países, não fosse reinserida no território nacional novamente por pelo menos mais um ano. 

“Segundo a Organização das Nações Unidas, o Brasil é um país que tem um risco altíssimo de reinserção do vírus, assim como aconteceu com o sarampo, justamente por causa da baixa cobertura vacinal”, explica a superintendente de vigilância em saúde, Veruska Lahdo. 

Desde o início da campanha, em 08 de agosto, apenas 13.343 crianças entre 1 e 4 anos estiveram em uma das 73 unidades de saúde da Capital para verificar a necessidade de se vacinar. Desse total, 11.736 receberam a dose, o que corresponde a 87% de quem foi até a unidade de saúde. 

“Esse alto número de vacinados em relação à procura pela dose, comprova que são pouquíssimos casos de crianças na cidade que não se enquadra para a vacinação. A dose é aplicada de forma indiscriminada, mesmo que a criança já tenha recebido esse reforço há mais de 30 dias”, completa a superintendente.