Homem é morto dentro de carro da PRF em 'câmara de gás' improvisada; assista
No áudio do vídeo é possível ouvir a vítima gritando dentro do veículo
26 MAI 2022 • POR Brenda Assis • 14h36Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, morreu após uma abordagem de policiais rodoviários federais no município de Umbaúba, em Sergipe, o caso aconteceu na tarde de quarta-feira (25). Imagens gravadas por populares mostram que Genivaldo foi imobilizado e depois colocado dentro do porta-malas da viatura. No vídeo, é possível ver que o carro estava tomado por uma fumaça branca.
Segundo nota divulgada pela PRF, os agentes empregaram, sem especificar quais, "técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo". Também de acordo com a nota oficial distribuída pela corporação, o homem resistiu à abordagem e foi agressivo.
Ainda de acordo com a PRF, o homem passou mal durante o deslocamento e foi levado para o Hospital José Nailson Moura. A morte foi confirmada pela gerente do hospital, Cecília Bruneli. A PRF disse que um procedimento disciplinar para averiguar a conduta dos policiais envolvidos foi aberto.
Leia na íntegra a nota da PRF:
Na data de hoje, 25 de maio de 2022, durante ação policial na BR-101, em Umbaúba-SE, um homem de 38 anos, resistiu ativamente a uma abordagem de uma equipe PRF. Em razão da sua agressividade, foram empregados técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo para sua contenção e o indivíduo foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil em Umbaúba.
Durante o deslocamento, o abordado veio a passar mal e socorrido de imediato ao Hospital José Nailson Moura, onde posteriormente foi atendido e constatado o óbito.
A equipe registrou a ocorrência na Polícia Judiciária, que irá apurar o caso. A Polícia Rodoviária Federal em Sergipe lamenta o ocorrido e informa que foi aberto procedimento disciplinar para averiguar a conduta dos policiais envolvidos.
No áudio do vídeo é possível ouvir a vítima gritando e as pessoas envoltas comentando sobre a atitude dos policiais, dizendo que eles iriam matar Genivaldo. As imagens foram divulgadas pelo site Metrópoles. Assista: