Interior

PF faz operação contra juízes e advogados por corrupção em Dourados

Operação também mira empresários e servidores públicos em outros estados do país

20 MAI 2022 • POR Vinicius Costa • 09h10
Operação mira advogados e juízes - Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal foi às ruas de Dourados na manhã desta sexta-feira (20) para a deflagração da Operação Skiagraphia, com o intuito de desmantelar esquemas de corrupção envolvendo indícios de atuação de juízes federais, advogados, empresários e servidores públicos.

Além da cidade sul-mato-grossense, a operação cumpre mandados nas cidades de Fortaleza, Brasília, São Paulo e Recife.

Pelo menos 90 policiais federais estão nas ruas, cumprindo 19 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

Ainda não há informações de quantos mandados foram cumpridos na cidade sul-mato-grossense.

De acordo com a Polícia Federal, as investigações tiveram início do ano de 2019 com auxílio de uma notícia da Procuradoria da Fazenda Nacional, que apontaram indícios de participação de magistrados, advogados e empresários devedores do Fisco Federal entre os anos de 2012 e 2016.

Foram investigadas suspeitas de ilicitudes na condução de processos de execuções fiscais dos grandes devedores da União; vínculos suspeitos entre magistrados e advogados; fluxo financeiro suspeito; falsificação documental com simulação de intimações da União, com prejuízo à Fazenda Nacional em benefício de empresários.

O nome da operação remete à técnica de pintura “shadow painting”, em que se busca dar a ilusão de profundidade pelo contraste entre sombra e luz. Com isso, os investigados simulavam estar à luz do caminho público, mas na verdade se encontravam às sombras da lei.