Educação

Laboratório de Criatividade e Inovação é inaugurado na Capital

O evento contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja e do ministro da Educação, Victor Godoy Veiga

28 ABR 2022 • POR Camila Farias e Brenda Assis • 12h50

Foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (28), o Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (LabCrie), no bairro Tiradentes, em Campo Grande. O governador Reinaldo Azambuja e o ministro da Educação, Victor Godoy Veiga participaram do evento.

“É muito importante porque entendendo a nova metodologia curricular e com o avanço das plataformas tecnológicas, nós temos que ter isso dentro das escolas. Criar esses laboratórios é justamente pra isso, pra formar uma mão de obra que pensa em inovação, tem criatividade, acesso a plataformas de conectividade não disponíveis que poderá ser levado para os alunos, causando um enriquecimento curricular”, disse o governador. 

Sobre a parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul na criação do LabCrie, Reinaldo destacou a importância da formação para que os professores também sejam capacitados. “Quem ensina, também precisa aprender! Então isso também é para ensinar os professores a poderem multiplicar isso aos alunos. A grade de conhecimento pedagógica de professores treinando, multiplicando o aprendizado e levando isso as escolas, eu não tenho duvidas de que vamos ter um grande avanço”.

Durante a coletiva, o ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, falou sobre a entrega e como uma nação se torna grande com o avanço da educação. “Esse é um espeço voltado aos profissionais, para a criação do material pedagógico e posteriormente os professores levarem isso para seus alunos. Nenhuma nação vai ser grande sem uma educação de qualidade e é por isso que trabalhamos no ministério de educação”, comentou Victor.

O principal objetivo do LabCrie é apoiar a implantação de espaços dinâmicos dedicados à formação continuada de professores da rede pública de ensino em inovação e tecnologias educacionais, onde eles se sintam à vontade para experimentar novos equipamentos, plataformas digitais e metodologias inovadoras que permitam desenvolver as competências necessárias para gerar inovação nas suas práticas pedagógicas.