Agronegócio

Tereza diz "não haver motivo para pânico"

Ministra diz que o país terá que encontrar outras alternativas de importação de grãos e fertilizantes

2 MAR 2022 • POR Pedro Molina, com informações da CNN • 14h51
Ministra da Agricultura, Tereza Cristina - Marcelo Camargo/Agência Brasil

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse em entrevista para a CNN no início da tarde desta quarta-feira (2), que mesmo com a agricultura brasileira sendo dependente de fertilizantes, não existe motivo para pânico e que "não teremos problemas nos alimentos pelo tamanho da nossa agricultura".

Tereza Cristina ainda afirmou que, mesmo com 90% do nosso potássio, que é extremamente importante para a produção de fertilizantes, sendo importado, não iremos enfrentar nenhum tipo de falta, já que, de acordo com o setor privado, ainda temos um estoque de passagem até Outubro.

Mas mesmo com o estoque, a ministra ainda disse que iremos procurar outros fornecedores de potássio, como o Canadá, com planos de visitar o país futuramente para discutir mais afundo o assunto e abrir caminho para negociações, e que também teremos que encontrar outras alternativas de importação de grãos.

Ao ser questionada durante a entrevista sobre a visita do presidente à Rússia, Tereza Cristina disse que Bolsonaro não negou ao realizar a viagem, já que ela estava agendada a muito tempo, e o principal assunto da viagem foi justamente a discussão dos fertilizantes russos, cujo o Brasil é extremamente dependente.

Ao final, também foi perguntada se ela tem pretensões de se juntar a Bolsonaro como vice-presidente nas eleições deste ano, mas desviou da pergunta, não negando nem afirmando que pretende aceitar o convite.