O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta sexta-feira (4) uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que determinava a retomada da operação do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe), que havia sido suspenso em 2016.
O sistema, que era usado para controlar em tempo real o processo produtivo de bebidas no país, foi desativado há quase 10 anos após a Receita Federal argumentar que a Casa da Moeda do Brasil estaria desenvolvendo um projeto para substituir o sistema por um custo menor.
Na decisão de retomada do sistema, o TCU afirmou que Receita não poderia ter descontinuado o Sicobe por meio de ato administrativo, já que contradiz com os princípios da legalidade e da hierarquia das normas.
Após analisar um recurso da Advocacia-Geral da União (AGU), Zanin entendeu que o órgão demonstrou os prejuízos que podem ocorrer com a retomada do sistema, como o retorno de concessões de créditos presumidos de PIS/Cofins estimados em R$ 1,8 bilhão por ano.
“A repristinação da utilização do sistema poderá levar, em tese, ao retorno de sistemática que, segundo dados técnicos apresentados, revela inconsistências, com possibilidade de comprometimento do sistema fiscalizatório adotado pela Receita e consequente diminuição da arrecadação”, decidiu o ministro.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Moraes prorroga por mais 60 dias inquérito contra Allan dos Santos

Moraes nega pedido de Daniel Silveira para estudar e trabalhar fora da prisão

Pistoleiro que matou 'Chiquinho' é condenado a 15 anos de prisão

Conteúdo difamatório contra vereador termina em condenação em São Gabriel do Oeste

TJ mantém preso PM que algemou e torturou a ex com alicate em Campo Grande

Pistoleiro é julgado hoje por matar 'Chiquinho' com tiros em Campo Grande

Advogado trava guerra na Justiça contra salário de R$ 41,8 mil no TCE-MS

TJ solta homem que agrediu enteada com capacete em Campo Grande

Ministério Público cobra preservação ambiental diante de ameaça ao Parque do Prosa
