A juíza eleitoral Luiza Vieira Sá de Figueiredo condenou o ex-prefeito de Ladário, Iranil de Lima Soares, e a candidata a vereadora Graciele Zório Franco por abuso de poder político e assédio moral durante as eleições municipais de 2024. A decisão foi tomada em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral movida pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS).
A sentença condenatória aponta que ambos usaram sua influência política para desequilibrar a disputa eleitoral a favor da candidatura do prefeito (Luciano Cavalcante Jara) que apoiavam e de Graciele, que concorria ao cargo de vereadora. O MPMS alegou que os representados utilizaram servidores públicos em cargos comissionados e funções gratificadas para promover atos de campanha eleitoral, além de retaliar servidores que se opuseram à sua candidatura.
O ex-prefeito Iranil de Lima Soares e Graciele Zório Franco negaram as acusações, alegando que sempre respeitaram as normas eleitorais e garantiram liberdade de voto aos servidores. Ambos defenderam a inexistência de abuso de poder e assédio moral, afirmando que não houve coação ou utilização indevida de servidores públicos.
No entanto, a juíza concluiu que o abuso de poder ficou comprovado por meio de depoimentos de servidores, que relataram perseguições e retaliações, como mudanças de lotação e cortes de gratificações, além de exoneração de cargos. A magistrada destacou que a prática de assédio moral ocorreu ao obrigar servidores a apoiar as candidaturas de forma não espontânea, com o uso da máquina pública para favorecer os candidatos apoiados.
Diante dos elementos apresentados, a juíza declarou a inelegibilidade de Iranil de Lima Soares e Graciele Zório Franco para as eleições nos próximos oito anos e cassou o registro de candidatura de Graciele Zório Franco, conforme a Lei Complementar n. 64/90. Eles podem recorrer da decisão.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

"Barone" é condenado por exploração do jogo do bicho na Capital

Cantor Leonardo processa frigorífico da "Picanha do Mito"

STF suspende decisão do TCU sobre controle de bebidas

PGR arquiva pedido de investigação contra Moraes por suposto uso indevido de avião da FAB

TRE rejeita recurso e eleição suplementar em Paranhos acontece sem Dr. Jorge

Músico que bateu na namorada com bebê no colo é solto novamente pela Justiça

TJMS aplica multa à construtora por atraso na obra do Fórum de Maracaju

Ministério Público investiga demora no atendimento dermatológico na rede pública

STF mantém prisão de Rúbia, acusada de participação no esquartejamento do ex
