O FBI prendeu dois homens suspeitos de planejar assassinatos contra cidadãos norte-americanos a mando do Irã. No entanto, um terceiro indivíduo, também iraniano, que teria recebido ordens para matar o presidente eleito Donald Trump, continua foragido.
A informação foi divulgada pelo Departamento de Justiça estadunidense nesta sexta-feira (8). Também foi divulgado que os homens foram identificados como Farhad Shakeri, Jonathon Loadholt e Carlisle Rivera.
Shakeri, de 51 anos, é membro do Corpo de Guardas da Revolução Islâmica (IRGC) e, atualmente, vive em Teerã, mas morou nos Estados Unidos quando era criança e acabou preso no país e deportado em 2008.
Ele teria utilizado de uma rede de contatos criada durante seus anos de prisão para recrutar norte-americanos, com o objetivo de vigiar e assassinar alvos nos EUA.
O Departamento de Justiça dos EUA aponta que Shakeri recebeu ordens do IRGC, em outubro deste ano, para elaborar um esquema para assassinar o presidente eleito. Às autoridades, ele afirmou que “pretendia propor um plano para matar Trump dentro do prazo estabelecido” por seus superiores.
Além disso, ele também teria recebido a missão de cooptar cidadãos norte-americanos para outras ações nos EUA. A acusação aponta para Loadholg e Carlisle, dois norte-americanos presos pelo FBI, como parte dessa suposta rede liderada por Shakeri.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro