Menu
Menu
Busca sexta, 10 de janeiro de 2025
Internacional

Continuam as buscas por aeronave chilena que desapareceu na Antártica

Avião C-130 levava 38 pessoas a bordo

11 dezembro 2019 - 16h35Joilson Francelino, com informações da Agência Brasil

Continuam as buscas pelo avião militar chileno Hercules C-130, desaparecido na noite de segunda-feira (9), que saiu de Punta Arenas, no sul do país, para a Base Eduardo Frei Montalva, na Antártica. A Marinha chilena realiza um intenso trabalho de busca e resgate, tendo despachado diversos aviões e navios para a região. O Chile está recebendo ajuda de diversos países, inclusive do Brasil.

O voo, com 38 pessoas a bordo, saiu de Puntas Arenas às 16h55, tendo feito seu último informe às 17h44 e seu último registro de localização às 18h13. Após ter se esgotado o tempo de autonomia da aeronave, ela foi considerada desaparecida pelas autoridades chilenas.

"Ainda não conseguimos localizá-la. Estamos fazendo todos os esforços imagináveis, humanos e materiais. Para as famílias, que estão em um momento atroz de dor, daremos todo o apoio e todas as explicações que merecem. Vamos procurar os 38 passageiros sem limitar recursos, dia e noite, fazendo tudo o que é humano e técnico ao nosso alcance", disse o ministro da Defesa, Alberto Espina.

O avião transportava 17 tripulantes e 21 passageiros, em missão de apoio logístico à base na Antártica, para revisar um oleoduto flutuante de abastecimento de combustível e realizar um tratamento anticorrosivo nas instalações nacionais no local.

A região onde o avião desapareceu está localizada em Paso Drake ou Mar de Drake, e é uma extensão de mar de cerca de 800 quilômetros (km), que conecta o Oceano Atlântico ao Pacífico, entre a América do Sul e a Antártica. Tem uma profundidade média de 3.400 metros. É considerado um dos lugares mais tempestuosos do planeta, com ventos que superam os 70 km/h e ondas de mais de 8 metros de altura.

Um comunicado emitido ontem (10) pela Força Aérea do Chile informa que foram deslocados para a região dois navios mercantes chilenos, quatro navios mercantes estrangeiros, cinco navios da Marinha do Chile e 12 aeronaves chilenas. Além disso, participam da busca dois aviões C-130 - um do Uruguai e outro da Argentina; e duas aeronaves P-3 - uma da Força Aérea Brasileira e outra do Reino Unido. A aeronave brasileira decolou do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, às 7h45 da manhã desta quarta-feira (11), com pouso estimado em Punta Arenas, no Chile, às 11h30 (horário de Brasília).

Ainda foram enviadas duas órbitas de satélite dos Estados Unidos para captura de imagem e uma órbita diurna por satélite FASat Charlie. A Marinha do Brasil enviou também o navio polar Almirante Maximiano para ajudar nas buscas ao avião. O Ministério da Defesa brasileiro informou que a embarcação já chegou ao local da possível queda do avião chileno e já realiza busca visual, por radar e por ecobatímetro (dispositivo utilizado para detectar objetos no fundo do mar).

Familiares

Na manhã de hoje (11), o porta-voz da Força Aérea chilena, general Eduardo Mosqueira, informou que os familiares dos tripulantes e passageiros embarcaram em um Boeing 737 rumo a Punta Arenas. De acordo com o porta-voz, viajaram 103 pessoas. Além de familiares, o Boeing levava sociólogos, psiquiatras, oficiais e pessoal para manutenção de aeronaves.

O general Mosqueira disse ainda que as buscas devem levar seis dias, podendo se estender por mais quatro dias. "As condições meteorológicas estão para operar em boa forma para a busca do C-130", disse o porta-voz, ressaltando a melhora nas condições climáticas da região no dia de hoje.

“O Paso Drake é muito complicado. Estamos falando de condições climáticas de baixa altitude, que nos afetam no processo de busca. Hoje, as condições de visibilidade e altitude na área melhoraram para que possamos ter maiores expectativas de busca para encontrar algo", disse Mosqueira.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Brasileira morre na Holanda em "queda acidental" de apartamento mas família desconfia
Internacional
Brasileira morre na Holanda em "queda acidental" de apartamento mas família desconfia
Aeronave da Jet Blue
Internacional
Corpos são encontrados no trem de pouso de avião no aeroporto dos EUA
Incêndio florestal atinge área nobre e provoca retiradas
Internacional
Incêndios florestais em Los Angeles deixam mortos e 220 mil sem energia
Trump publica mapa dos Estados Unidos incorporando o território do Canadá
Internacional
Trump publica mapa dos Estados Unidos com Canadá anexado
Imagem Ilustrativa
Justiça
Hacker brasileiro é denunciado nos EUA por tentar extorquir R$ 18 milhões de empresa
Zuckerberg encerra checagem de dados no Facebook e Instagram
Internacional
Brasil vê referência ao STF em citação de Zuckerberg a 'tribunais secretos'
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
Internacional
Trump propõe mudar nome do Golfo do México para "Golfo da América"
Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro
Política
Venezuela corta relações com Paraguai e troca acusações com a Argentina
Primeiro-ministro do Canadá renuncia ao cargo
Internacional
Primeiro-ministro do Canadá renuncia ao cargo
Rodrigo Garro, jogador do Corinthians, é indiciado por homicídio culposo na Argentina
Polícia
Rodrigo Garro, jogador do Corinthians, é indiciado por homicídio culposo na Argentina

Mais Lidas

Homem morre em motel na Capital após encontro com travesti e outro homem
Polícia
AGORA: Caminhoneiro morre após encontro com travesti e homem em motel da Capital
A vítima foi espancada até a morte
Polícia
AGORA: Haitiano é espancado até a morte após briga em bar da Capital
Viatura Polícia Militar
Justiça
Justiça condena PM e mantém expulsão após confusão no trânsito em Campo Grande
Choque atira em homem e impede tentativa de feminicídio durante rondas pelo Caiobá
Polícia
Choque atira em homem e impede tentativa de feminicídio durante rondas pelo Caiobá