Marcus Vinicius Rossettini de Andrade Costa, ex-chefe do setor de licitações da Prefeitura de Sidrolândia, voltou a pedir à Justiça a revogação da medida cautelar de monitoramento eletrônico que cumpre desde maio de 2024. Ele é investigado na Operação Tromper, que apura um esquema de manipulação de licitações e cobrança de propina no município.
O pedido foi feito por meio de habeas corpus impetrado junto ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). A defesa sustenta que Marcus tem cumprido todas as determinações judiciais, não houve qualquer descumprimento das medidas impostas, nem surgiram novos fatos que justifiquem a continuidade da tornozeleira eletrônica.
Conforme a defesa, a medida cautelar foi iniciada em 3 de maio de 2024, mas sem prazo definido para sua duração, o que estaria em desacordo com o Provimento nº 151/2017 do próprio TJMS, que prevê o limite de 180 dias para esse tipo de restrição.
Para a defesa, a manutenção da monitoração configura medida desnecessária e desproporcional, além de ferir o princípio da legalidade e caracterizar “constrangimento ilegal”.
O pedido argumenta ainda que Marcus não ocupa mais cargo público desde sua exoneração e não possui vínculo de trabalho formal. Segundo o habeas corpus, ele atualmente busca formas alternativas de sustento, vendendo marmitas e promovendo rifas entre amigos.
A defesa afirma que a tornozeleira tem dificultado sua reinserção no mercado de trabalho. Em entrevistas de emprego, ele precisa informar que está submetido a medida cautelar, com horário restrito de circulação até as 22h, o que inviabiliza viagens e jornadas mais longas. Além disso, o uso do equipamento gera preconceito e limita as chances de contratação.
Alegam que a situação atinge direitos fundamentais previstos na Constituição Federal, como a dignidade da pessoa humana (artigo 1º, inciso III) e o direito ao trabalho (artigo 6º). Diante disso, pedem que a medida seja revogada liminarmente, com a imediata retirada da tornozeleira eletrônica.
O pedido ainda será analisado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Justiça condena 'Frescura' por ocultar aparelhos durante investigação do Gaeco

MP quer júri popular para homem que matou patrão em propriedade rural de Deodápolis

Ciclista morre atropelado e motorista foge sem prestar socorro em Iguatemi

Condenado por estupro é preso durante operação em Costa Rica

Virou moda? Conselheiro é agredido a cadeiradas por mãe de criança em Três Lagoas

Venezuelano que espancou esposa e a fez perder bebê é preso em Dourados

Homem leva três facadas e fica em estado grave em Três Lagoas

Tio é preso por esfaquear diversas vezes e deixar sobrinho em estado grave em Miranda

TCE impõe multa a ex-prefeito de Bela Vista por irregularidades em gratificações
