O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) emitiu uma recomendação formal ao prefeito de Selvíria e ao secretário municipal de Saúde, alertando para a necessidade de justificativas técnicas antes de qualquer transferência da gestão das unidades de saúde locais para uma entidade do Terceiro Setor.
A recomendação foi assinada pelo promotor de Justiça Etéocles Brito Mendonça Dias Júnior e tem como foco o Centro de Especialidades Médicas Santa Rita de Cássia (CEM) e o Hospital e Maternidade Municipal Adalberto Aparecido Kauas.
Segundo o MP, caso o município opte por entregar a gestão das unidades a uma Organização da Sociedade Civil (OSC), nos termos da Lei Federal nº 13.019/2014, deverá apresentar estudos técnicos detalhados que comprovem a viabilidade econômica da mudança. Esses estudos devem conter planilhas de gastos e economias previstas, considerando inclusive os benefícios fiscais de que gozam essas entidades.
O MP também exigiu que todo o processo siga rigorosamente as regras da Lei nº 13.019/2014, com destaque para os princípios da transparência, controle, economicidade e integridade. O descumprimento poderá resultar em responsabilização por improbidade administrativa, além de sanções penais e administrativas.
A Prefeitura tem 15 dias para informar se cumprirá a recomendação e, em caso positivo, deve apresentar todos os documentos das medidas adotadas. O documento também foi enviado à Câmara Municipal, ao Conselho Municipal de Saúde e à Secretaria Estadual de Saúde para ciência e providências dentro de suas competências.
O Ministério Público segue acompanhando o caso.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

TJMS abre seleção para estagiários de Direito em Aparecida do Taboado

Bombeiro é condenado por não proteger carga de cigarros em acidente na MS-040

JD1TV: Operação da Polícia Civil mira traficantes em Jardim

Marido que esfaqueou oito vezes professora é caçado pela polícia em São Gabriel

Sem aceitar término, homem quase mata ex-mulher com golpes de facão em Itaquiraí

Candidato a vereador em Dourados tem contas de campanha desaprovadas

Prestação de contas de candidata em Paranaíba é rejeitada pela Justiça Eleitoral

Após sair para comprar ovo, homem é ferido a tiros por desconhecido em Caarapó

Adolescente morre afogado ao tentar atravessar represa em Paraíso das Águas
