O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) recomendou ao presidente da Câmara Municipal de Rio Brilhante, vereador José Maria Caetano de Souza, que revogue o Contrato nº 002/2025, firmado com o escritório Igor de Melo Sousa Sociedade Individual de Advocacia, no valor global de R$ 171 mil. A contratação foi feita por meio do Processo de Inexigibilidade de Licitação nº 001/2025.
A recomendação, assinada pelo promotor de Justiça Alexandre Rosa Luz, orienta ainda que a Câmara se abstenha de novas contratações de escritórios de advocacia para serviços jurídicos que não ultrapassem a rotina do órgão e da estrutura de advocacia pública já existente.
De acordo com o MPMS, a Câmara conta com dois assessores jurídicos comissionados e finalizou um concurso, ainda pendente de homologação, no qual foram aprovados dois procuradores jurídicos e um controlador interno.
O promotor destacou que o contrato não se enquadra nas hipóteses de inexigibilidade, pois não apresenta natureza singular do serviço contratado. Segundo ele, a prestação deve ser distinta das atividades rotineiras do órgão e da estrutura jurídica já disponível.
A Câmara tem o prazo de 10 dias para informar à Promotoria se acatará a recomendação e quais medidas adotará. Caso contrário, o MPMS poderá ingressar com ação na Justiça para questionar a contratação.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

TCE-MS perdoa devolução de dinheiro extra pago a vereadores de Brasilândia

MP quer explicações da Prefeitura de Terenos sobre as contratações de temporários

Mulher quase mata marido com facada perto do coração após discussão em Amambai

Rapaz mata padrasto ao se irritar por mãe negar dinheiro para drogas em Amambai

Indígena atuou sozinha e matou bebê e mulheres antes de carbonizá-las em Dourados

Adolescente desapareceu após temer contar que foi suspenso na escola em Sidrolândia

TCE multa ex-presidente da Câmara de Maracaju por falhas nas contas de 2019

MP investiga possível falta de licitação na contratação de obra em Nova Alvorada do Sul

Trabalhador rural é morto, jogado em buraco e tem corpo queimado em Sete Quedas
