O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) recomendou à presidente da Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo, Tania Maria Ferreira de Souza, que adote medidas para evitar sobrepreço e superfaturamento nas compras públicas da Casa de Leis.
A recomendação foi emitida pelo promotor de Justiça George Zarour Cezar no âmbito do Inquérito Civil nº 06.2021.00001220-8, que investiga possíveis compras de materiais de informática por valores acima do mercado.
Entre as medidas recomendadas, o promotor destaca que a Câmara deve realizar pesquisa de preços detalhada antes das contratações. Essa pesquisa deve considerar fontes como o Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), contratos recentes da Administração Pública e consultas a fornecedores, sempre com justificativa para os valores adotados.
Para obras e serviços de engenharia, os custos devem seguir tabelas oficiais, como o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi) e o Sistema de Custos Referenciais de Obras (Sicro).
A recomendação ainda orienta que todos os processos de compras consultem o Painel de Preços do Governo Federal e o Sistema Gestor de Compras do Estado de Mato Grosso do Sul, garantindo maior transparência e preços compatíveis com o mercado.
A Câmara tem 30 dias para informar ao MPMS se acatará a recomendação e, caso positivo, encaminhar a documentação que comprove a adoção das medidas. O documento também se estende ao prefeito de Ribas do Rio Pardo, Roberson Luiz Moureira.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Briga em torneio de pesca deixa três esfaqueados e um em estado grave em Três Lagoas

Homem é morto a tiros em frente a bar e suspeito é preso em Rio Brilhante

Decisão do STJ mantém 'Frescura' preso, suspeito de corrupção em Sidrolândia

Réu por corrupção em Sidrolândia segue com tornozeleira, decide TJ

Após confusão, adolescente ameaça 'rival' com faca em Ribas

MP apura possível descumprimento de carga horária por servidores da Saúde em Miranda

Escondido em sítio, caseiro que matou patrão é preso em Deodápolis

MP investiga cumprimento da Lei Lucas em instituições de ensino em Aparecida do Taboado

80 policiais vão às ruas caçar traficantes em operação em Aparecida do Taboado
