O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da Promotora de Justiça Laura Alves Lagrota, iniciou um procedimento administrativo para monitorar as prestações de contas dos valores recebidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ponta Porã, no âmbito do Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), firmado em 2025.
O procedimento administrativo, sob o número 09.2025.00001974-0, visa assegurar que os recursos recebidos pela entidade sejam aplicados de acordo com suas finalidades estatutárias.
A APAE deverá apresentar, em até quatro meses após o recebimento dos valores, a prestação de contas detalhada, incluindo justificativa da aplicação dos recursos, cotações dos produtos e/ou serviços adquiridos, e documentos que comprovem o recebimento de produtos ou serviços, acompanhados das respectivas notas fiscais.
Caso a APAE não apresente as informações de forma adequada ou dentro do prazo estabelecido, poderá ser excluída do cadastro do MPMS, conforme previsto no artigo 5º, §2º, da Resolução nº 31/PGJ/2012.
Além disso, o MPMS irá certificar-se dos dados, valores e formas de pagamento de cada ANPP que beneficie a entidade ao longo de 2025, incluindo a documentação dos comprovantes de pagamento. Caso a APAE não cumpra a obrigação de prestar contas, será notificada para regularizar a situação.
A promotora determinou ainda que, ao final do processo, seja elaborada uma certidão detalhando a aplicação dos recursos, com informações sobre os prestadores de serviço, produtos adquiridos e os respectivos pagamentos realizados.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

'Batata' é assassinado com vários tiros em residência em Itaquiraí

TCE-MS livra ex-prefeito de Bela Vista de ressarcir R$ 1,2 milhão ao município

Mulher é presa e polícia caça mais três suspeitos por morte de homem em Ponta Porã

Polícia prende suspeitos de matarem jovem dentro de casa em Naviraí

TJMS mantém condenação de ex-prefeito de Terenos por improbidade

Mulher assassinada em Ponta Porã era namorada de homem executado

Ministério Público cobra providências para implantação de CAPS em Angélica

Após bebedeira e discussão, jovem mata irmão com facada no peito em Rio Negro

Ex-candidato à prefeitura de Bandeirantes, preso por agiotagem, sai da cadeia
