Servidores da Guarda Civil Municipal de Dourados foram recebidos pelo Secretário Especial de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja, na Gerência de Controle de Operações da SESDES. No encontro, foi iniciado oficialmente o curso de capacitação para implantação do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas – SINESP – CAD. A etapa se faz importante para a implantação e aplicação do referido sistema em Dourados.
A ferramenta Sinesp-CAD do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) é uma solução de suporte a serviços públicos emergenciais, que permite a integração do atendimento de forças de segurança pública e outros órgãos, possibilitando a gestão de recursos e diminuindo o tempo de resposta nas ocorrências, além de melhorar o planejamento operacional.
O Sistema ainda permite a consulta no banco nacional de informações, de trânsito e foragidos da justiça. A Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande capacitou 10 agentes para atuarem como multiplicadores, transmitindo conhecimento para às Guardas Municipais dos municípios de Dourados, Corumbá, Ponta Porã, Ladário e Bonito.
O referido sistema é fornecido pelo Governo Federal de forma gratuita, tendo como política integrar os Municípios, Estados e Governo Federal. Vale ressaltar que Campo Grande é a primeira capital do país a celebrar o termo de cooperação técnica.
De acordo com Valério Azambuja, o sistema SINESP-CAD irá proporcionar a integração das bases de dados. "Rapidez nas operações diárias da Guarda Civil Metropolitana e eficiência na compilação das informações para tomada de decisões estratégicas também serão pontos importantes adotados", afirmou.
Confira o cronograma da capacitação:
17 a 19/10/2022 - capacitação/multiplicação em Campo Grande;
20 a 24/10/2022 - treinamento em Dourados;
25 a 28/10/2022 - implantação em Dourados.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Reportar Erro