Teve início na noite de quinta-feira (3) e continua nesta sexta (4), no plenário do Tribunal do Júri do Fórum de Campo Grande, a terceira etapa da segunda edição deste ano do Curso de Preparação à Adoção (CPA). Com transmissão simultânea para as comarcas de Jardim, Cassilândia, Aquidauana, Bonito, Ponta Porã, Glória de Dourados e Bataguassu, mais de 80 pretendentes da Capital participam desta edição do curso, procedimento obrigatório para os interessados em se habilitarem à adoção.
Desde o ano passado houve uma remodelação na capacitação, que passou de dois para oito encontros, divididos em quatro etapas com dois dias consecutivos. Durante o curso, os pretendentes das comarcas do interior, além de assistirem as palestras e realizarem todas as dinâmicas propostas, interagem com a equipe da Capital com o envio de questionamentos aos palestrantes via Whatsapp do grupo do CPA.
Na noite de ontem (3), o psícólogo Eduardo Pelliccioli falou aos participantes sobre o desenvolvimento infantil e da adolescência, ressaltando os aspectos normais e patológicos. Após o intervalo, teve seguimento o estudo do livro "Pedagogia da Adoção", de Luiz Schettini Filho, indicado apela equipe do Núcleo de Adoção do Fórum. A dinâmica de leitura compartilhada e apresentação de capÍtulos do livro segue no encontro de hoje.
Nesta sexta-feira (4), as coordenadoras do curso, a assistente social Adma Freitas e a psicóloga Naura Clívia, falarão sobre os documentos necessários para o cadastro de habilitação e dos procedimentos para os pretendentes darem entrada no requerimento para o processo de adoção.
A coordenação do CPA explicará detalhadamente como funciona o processo de habilitação, a necessidade das visitas, quais aspectos são observados pelas profissionais na avaliação psicológica e na social, enfim, tudo para que a adoção seja efetivada com sucesso.
Os pretendentes também acompanharão a explanação de representantes do Grupo de Apoio à Adoção Vida (Geaav), que falarão dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo, formado com intuito de tirar dúvidas e trocar experiências sobre adoção com todas as pessoas que desejem ou que conheçam alguém que queira adotar. O encontro de hoje ainda terá o depoimento de uma família que adotou uma adolescente.
O CPA tem início às 19 horas, no plenário do Tribunal do Júri no Fórum da Capital. Para receber o certificado de conclusão é necessário 100% de frequência. A última etapa ocorrerá nos dias 17 e 18 de agosto.
Reportar Erro