Menu
Menu
Busca domingo, 24 de novembro de 2024
Geral

Termo garante comprometimento entre secretarias para o fim do racismo

17 novembro 2017 - 17h38Da redação com assessoria

Para garantir as ações de Política Pública de Equidade Racial e a implementação de iniciativas que buscam a eliminação da discriminação e o enfrentamento do racismo, a Prefeitura de Campo Grande propõe a assinatura do Termo de Cooperação entre diversas secretarias municipais. O documento será assinado na segunda-feira (20.11) – data que marca o Dia da Consciência Negra – no Gabinete do Prefeito, às 9 horas.

A proposta de cooperação, que busca o comprometimento de diversas secretarias com ações voltadas às políticas de Ações Afirmativas visando à Promoção da Igualdade Racial, é uma iniciativa da Secretaria de Governo e Relações Institucionais (Segov), coordenada pela Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos por meio da Coordenadoria de Promoção para a Igualdade Racial. Com o Termo, a intenção é lançar o Programa de Ações para os próximos três anos, e que irá culminar no Plano de Igualdade Racial. O Secretário de Governo, Antonio Lacerda esclarece que um dos objetivos principais do Termo é desenvolver, com legitimidade e eficácia,  as ações que visam a superação das desigualdades raciais, de forma coletiva e compartilhada.

Participam do Termo de Cooperação as secretaria municipais de Educação, de Assistência Social, de Infraestrutura e Serviços Públicos, de Meio Ambiente e Gestão Urbana, de Cultura e Turismo e a Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano a Subsecretaria de Políticas para Juventude e a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres. Também integram o termo a Fundação Social do Trabalho, a Empresa Municipal de Habitação e a Fundação Municipal do Esporte.

Identidade Étnica

Com a iniciativa, a intenção é promover ações pertinentes ao âmbito de cada secretaria visando, por exemplo, a preservação da memória, da cultura e da identidade étnica da população negra, da Comunidade Quilombola, dos Povos de terreiro e Povos Ciganos, bem como sua plena inserção na vida econômica, política, cultural e social do município.

Com o apoio das secretarias envolvidas, caberá à Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos, através da Coordenadoria de Promoção para a Igualdade Racial, elaborar, propor e coordenar as políticas públicas de Equidade Racial, além de implementar programas, serviços e ações que busquem a igualdade de direitos e de oportunidades.

Para o Subsecretário de Defesa dos Direitos Humanos, Ademar Vieira Junior não tem como falar em democracia sem se ter como fundamento o princípio da igualdade. “A igualdade visa garantir a justiça social, proporcionando a paridade de oportunidade, bem como condições reais de vida, gerando assim a equidade racial”, explicou,

Comprometimento

A coordenadora de Promoção para a Igualdade Racial, Rosana Anunciação Franco, argumenta que esses são os primeiros passos para a construção de uma política de igualdade que inclua e venha ao encontro com a realidade da população e dos segmentos que a Coordenadoria representa. “Para isso, é necessário o comprometimento dos órgãos do poder público municipal e da sociedade civil, trabalhando de forma a garantir o direito de todos”, justificou.

Reportar Erro
Caramara - Nov24- voce que faz

Deixe seu Comentário

Leia Também

O acordo foi assinado durante o evento Conexão Estônia - MS
Geral
Detran-MS é o primeiro do Brasil a assinar acordo com a Estônia para avanço digital
Mega-Sena sorteia prêmio milionário
Geral
Ninguém levou! Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 55 milhões
Arara Pipoca morreu eletrocutada porque teve asas cortadas, conclui a polícia
Geral
Arara Pipoca morreu eletrocutada porque teve asas cortadas, conclui a polícia
Foto: Divulgação/DPEMS
Geral
Defensoria promoverá mutirão de atendimentos para migrantes e refugiados em MS
Foto: Divulgação/Sul-Americana
Geral
Racing x Cruzeiro: Times decidem campeão da Copa Sul-Americana neste sábado
123Milhas
Geral
Caso 123Milhas: prazo para incluir nome na lista de credores vai até terça (26)
GGabriel Buim, Cláudio Mendonça, Eduardo Riedel e Tereza Cristinaabriel Buim, Cláudio Mendonça, Eduardo Riedel e Tereza Cristina
Geral
Retrospectiva 2024: O ano que "passou" no JD1
Bilhete da Mega-Sena
Geral
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 18 milhões neste sábado
Sérgio Longen homenageando o ex-presidente da República Michel Temer
Geral
A justa homenagem a Michel Temer
Ex-vice-presidente de Logística e Operações da Caixa Econômica Federal, Antônio Carlos Ferreira de Sousa,
Geral
Ex-vice-presidente da Caixa é demitido após denúncias de assédio sexual e moral

Mais Lidas

Policial da PMMS é condenado por atirar em contrabandista em fuga
Justiça
Policial da PMMS é condenado por atirar em contrabandista em fuga
Presidente eleito da OAB-MS, Bitto Pereira, ao lado de sua vice, Marta Taques
Justiça
Bitto Pereira vence eleição na OAB-MS
A frente do carro ficou destruída após a colisão
Polícia
Traficantes sofrem acidente grave ao tentar fugir da Polícia Militar em Campo Grande
Foto: Diário do Estado
Polícia
Assaltantes saqueiam carreta usando uma Hilux para fechar e tombar o veículo