Será visível no céu noturno desta quarta-feira (30) a maior e mais brilhante Lua de 2023, conhecida como Superlua Azul, e caso o clima colabore, o fenômeno será visível de Campo Grande.
Apesar do nome, o fenômeno será marcado por uma Lua com uma brilhante luz laranja, amarela e branca, sem tons azulados. Uma Lua azul sempre ocorre quando ocorrem duas luas cheias em um mesmo mês.
Essa é a terceira superlua do ano e será a “maior” de 2023, já que o satélite natural estará a aproximadamente 357.181 km de distância - geralmente a distância média entre a Terra e a Lua é de cerca de 384.400 quilômetros.
Em Campo Grande o fenômeno poderá ser observado em torno das 21h36 (horário de MS), com a Lua aparentando estar cerca de 14% maior que em uma lua cheia comum. A meteorologia aponta que neste horário o céu estará limpo, o que deve favorecer a bela vista ao satélite natural.
Vale lembrar também que, com o perigeu da Lua, deve se observar uma grande variação das marés, com algumas muito mais fracas e outras muito mais fortes.
Reportar Erro