O governador Reinaldo Azambuja foi homenageado na terça-feira (30) com o Gran Colar da Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (Afla-MS), em razão dos relevantes serviços prestados à academia. “A Academia Feminina de Letras e Artes tem um papel importante na democratização da cultura”, destacou o governador.
Na ocasião também aconteceu a instalação da Academia Feminina de Letras e Artes e a posse das integrantes que ocupam as 40 cadeiras da Afla-MS.
A Afla-MS foi criada em 19 de janeiro de 2008, por iniciativa da atual presidente, a escritora e poetisa Delasnieve Miranda Daspet de Souza, juntamente com as escritoras e poetisas Maria Helena Sarti e Aida Machado. A aprovação do estatuto e regimento interno ocorreu em 2009; e o registro em Cartório realizado em dia 5 de abril de 2013.
Do total de cadeiras, a literatura terá 30 lugares, seguida do teatro e das artes plásticas, com duas vagas cada, e dos setores de teatro, cinema, música, canto, folclore e artesanato, com uma mulher representando cada segmento.