Os moradores da região do complexo Imbirussu-Serrradinho prestigiaram a inauguração do Parque Linear Imbirussu e lotaram, na terça-feira (15), feriado da Proclamação da República, as ruas e espaços de lazer que passaram a fazer parte da região com as obras de infraestrutura. Show de pagode, passeio ciclístico, brinquedos montados para as crianças, rodas de tereré e sorteio de 50 bicicletas marcaram a manhã festiva.
A maior obra entregue na administração do prefeito Nelson Trad Filho muda a partir de agora o modo de vida da população da região que, cada vez que chovia forte, tinha medo das enchentes e dos estragos que elas provocavam.
Ao lembrar essa antiga realidade, o prefeito destacou a importância das obras que envolveram recursos de diversas fontes (PAC e Fonplata), sendo mais de 64% de investimentos próprios.
"Vendo essa situação, não podíamos ficar de braços cruzados e pensamos em um projeto que envolvesse todos os aspectos - da saúde, educação ao lazer e infraestrutura, surgindo o complexo Imbirussu-Serradinho", disse Nelsinho. A idealização começou na administração do então prefeito André Puccinelli.
Hoje como governador do Estado, Puccinelli disse estar satisfeito com o resultado e que a história, embora antiga, foi concretizada de forma positiva. "Hoje é dia que comemorar e constatar que o que foi prometido foi cumprido", disse Puccinelli.
Tanto Nesinho Trad quanto o governador André Puccinelli lembraram a importância das lideranças comunitárias e dos conselheiros regionais no processo da obra do Imbirussu-Serradinho.
A comunidade da região, por meio de seus líderes, foi ouvida e apresentou suas necessidades mais urgentes, gerando todo o complexo de obras que inclui escolas, unidade de saúde, parque e espaços de lazer, entre outras obras estruturais que somam investimentos de R$ 120 milhões.
Para o líder comunitário da Vila Serradinho, Nelson Denis, a população da região ganhou um grande presente que pode ser traduzido em qualidade de vida. "É uma obra que beneficia milhares de moradores e que há muito tempo era esperada pela comunidade", disse.
A mudança de vida dos moradores é a principal característica atribuída às obras pelo presidente da Associação de Moradores do Jardim Aeroporto, Elizeu Pacheco.
Há 30 anos moradora do Jardim Pantanal, Fátima Leal recorda o quanto era difícil morar na região que era muito distante do centro da cidade e sem acesso a bairros de outras regiões.
"Tudo mudou, agora temos vias largas, parques, lazer para as crianças e jovens", salienta. Fátima que é diretora da escola estadual José Mamede de Aquino fica emocionada ao vislumbrar uma mudança radical da região. "Estamos todos muito gratos, porque fomos lembrados e valorizados", concluiu.
Esse é também pensamento do morador da Jardim Búzios, Marcos da Silva Vargas que recorda as inúmeras vezes que deixou de ir ao trabalho no bairro Santo Amaro por causa da enchente na região que deixava a região intransitável.
"Estamos vivendo um momento novo na nossa vida", disse Marcos. Como ele, mais de 200 ciclistas, moradores da região, fizeram o passeio ciclístico em volta do Parque Imbirussu para comemorar a nova estrutura da região, comandados pelo prefeito Nelsinho Trad e o governador André Puccinelli.
Homenagens
Entre as diversas homenagens na região, as ruas principais do complexo Imbirussu-Serradinho levam o nome de duas personagens ilustres de Campo Grande que deixaram um legado importante para a cidade e seus moradores. A via principal dá acesso ao bairro Jardim Aeroporto e à principal praça do bairro, a Praça da Figueira, leva o nome do professor José Barbosa Rodrigues, fundador do jornal Correio do Estado. A outra via que dá acesso ao Parque homenageia o médico João Júlio Dittmar.
Emocionado com a homenagem, o filho de José Barbosa Rodrigues, o jornalista Antonio João Hugo Rodrigues e familiares ao agradecer a homenagem lembrou que a via vai eternizar o nome de seu pai. "É uma maneira dele estar presente dentro da comunidade", afirmou.
O filho de Júlio Dittmar, Bruno Dittmar e seus familiares presentes à inauguração do complexo, lembrara o quanto o médico angiologista, falecido neste ano, valorizava o meio ambiente. "Fazer parte dessa história, de toda essa mudança e de uma estrutura que não deixou de lado o respeito ambiental é também valorizar a memória de meu pai", disse Bruno.
O prefeito, o governador e autoridades inauguram também o Centro de Educação Ambiental e o Horto Florestal com 23 hectares que abrigam ambientes de estudo, convívio e contemplação. Participaram da inauguração do complexo, moradores, autoridades, secretários municipais e estaduais, vereadores, deputados estaduais, federais e líderes comunitários das regiões urbanas da cidade.
No final do evento, foi feita uma homenagem especial ao ex-presidente Lula. Uma faixa com os dizeres Força Lula, marcou não só o agradecimento, como o apoio dos campo-grandenses ao momento difícil vivido por ele na saúde.
Reportar Erro