Com o objetivo de ajudar os consumidores de Campo Grande a garantirem seus direitos e respeito, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul faz algumas orientações. A ideia é evitar que os moradores passem por uma situação desagradável, após as compras.
Fique atento:
• Exija e guarde a nota fiscal: Ela é a prova do lugar e da data em que você comprou o produto. Se tiver algum defeito, é o único jeito de provar que o produto foi comprado naquele estabelecimento comercial.
• Produto com defeito: O consumidor tem direito de escolher se quer trocar, receber o dinheiro de volta ou pedir um abatimento caso compre algum produto com defeito.
• Acidente de consumo: Sempre use o produto comprado ou serviço adquirido de acordo com a finalidade dele, porque caso venha acontecer algum acidente de consumo, quem fabricou, vendeu ou prestou o serviço será responsabilizado.
• Compra de alimentos: Nunca compre um alimento com a data de validade vencida, quase para vencer ou com embalagem aberta, furada, amassada ou enferrujada.
• Compra de inseticida: Evite usar inseticidas que não tem quase nenhum cheiro, porque, geralmente, pela falta do odor, as pessoas tendem a usar em maior quantidade, e estes produtos são tão venenosos quanto os que têm cheiro forte.
• Atenção consumidor: Toda vez que você pensar nos verbos COMPRAR ou USAR, deve se fazer duas perguntas: 1 – Será que eu preciso mesmo disso? 2 – Onde vou pôr o que sobrar do que já usei? Isto é chamado de consumo responsável, ou seja, só consumir até os limites das nossas necessidades básicas.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também
Geral
Detran-MS é o primeiro do Brasil a assinar acordo com a Estônia para avanço digital
Geral
Ninguém levou! Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 55 milhões
Geral
Arara Pipoca morreu eletrocutada porque teve asas cortadas, conclui a polícia
Geral
Defensoria promoverá mutirão de atendimentos para migrantes e refugiados em MS
Geral
Racing x Cruzeiro: Times decidem campeão da Copa Sul-Americana neste sábado
Geral
Caso 123Milhas: prazo para incluir nome na lista de credores vai até terça (26)
Geral
Retrospectiva 2024: O ano que "passou" no JD1
Geral
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 18 milhões neste sábado
Geral
A justa homenagem a Michel Temer
Geral