Em ações contínuas durante o ano, a Polícia Militar Ambiental (PMA) realiza orientações e campanhas de conscientização aos ribeirinhos, pantaneiros e turistas sobre esta convivência com animais silvestres e práticas consideradas ilegais.
Após o caso em que uma onça atacou e predou um caseiro na Fazendo Toro Morto em Aquidauana, a corporação lembrou que sempre alerta a comunidade sobre os perigos de “cevar os animais”, ou seja, oferecer alimento, que além de ser ilegal, previsto na Lei de Proteção à Fauna do Estado com maus-tratos, também traz riscos para a população.
“Todo ano fazemos campanhas nas estradas sobre os animais silvestres, para evitar a ceva, maus tratos e atropelamentos, seja com cartazes ou placas em locais estratégicos para conscientização, em áreas como Pantanal, Bonito e outros locais que recebem grande fluxo de turistas”, afirmou o comandante 1º Batalhão da PMA, o major Diego Ferreira.
Major Diego reforçou que ataques de onças-pintadas são muito atípicas, já que existe esta convivência histórica e antiga dos pantaneiros e ribeirinhos com animais silvestres. No entanto ele admite que é preciso tomar devidos cuidados e precauções como não andar sozinho pela mata, manter uma distância segura e evitar a ceva.
“Vamos continuar com a fiscalização, porque realizar este ato (cevar) é um crime, e seguir nossas ações de conscientização e prevenção, tanto para quem mora na região, como turistas que passam pelo Pantanal, para que todos tenham o devido cuidado”.
Já a Expedição de Educação Ambiental junto aos ribeirinhos está na sua 10° edição, tendo como um dos focos principais a conscientização e educação ambiental. Durante a semana também acontecem participação de instituições públicas e privadas, com a oferta de uma série de serviços sociais junto à crianças, jovens e adultos.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Outras quatro entidades devem ser investigadas por fraude no INSS

Energisa leva serviços ao Bairro São Conrado durante ação da UEMS

TCE julga irregulares contas da Câmara de Campo Grande de 2016 e multa João Rocha

Câmara terá audiência em busca de soluções para a construção civil

Tribunal de Justiça homenageia famílias formadas por adoção com exposição no Bosque

MP pede que Justiça leve a júri servidor envolvido em acidente fatal no rio Aquidauana

Ministério Público de Mato Grosso do Sul gasta mais de R$ 370 mil com diárias

Motorista que matou quatro na BR-060 pede liberdade usando caso Collor, mas juiz nega

Casal Giroto será julgado por enriquecimento ilícito em ação de R$ 30 milhões
