Menu
Menu
Busca domingo, 24 de novembro de 2024
Geral

Pais dizem seguros com ronda da PM em escolas da Capital

Uma equipe formada por 20 policiais militares atuam no policiamento nas escolas

28 outubro 2017 - 16h41Da redação com assessoria

Pais de alunos de escolas públicas dizem se sentir mais seguros com a ronda escolar feita por policiais militares pelo programa Escola Segura, Família Forte – em atuação desde o início deste mês de outubro em colégios estaduais e municipais de Campo Grande.

Com viaturas destinadas exclusivamente a esse fim, equipe formada por 20 policiais militares especializados tem atuado no policiamento interno e no entorno de escolas da Capital, com rondas e policiamento preventivo e ostensivo.

Na EE Nicolau Frageli, no bairro São Francisco, o trabalho está sendo visto com bons olhos pelos pais dos alunos. “Falando como mãe, dá sim uma sensação de segurança”, afirma a gerente administrativa Marina de Melo, de 28 anos, sobre a presença dos policiais no contexto escolar. Com um filho de 11 anos no colégio, Marina diz que gostaria inclusive que houvesse PMs em tempo integral nas escolas.

“Com a polícia fazendo rondas, as escolas sendo monitoradas e o patrulhamento, nós pais nos sentimos mais seguros”, detalha o professor de Educação Física, Fabrício dos Reis Silva, de 41 anos. Na avaliação dele, o contato dos militares no dia-a-dia das crianças ajuda também a aproximá-los da segurança pública.

Para a pedagoga, Cristiane Biancão, de 43 anos, as rondas dos militares ajudam inclusive a inibir a criminalidade no entorno das escolas. “Quando os policiais estão passando inibe quem está mal-intencionado, você não vê grupos se juntando, está de parabéns mesmo, estou muito tranquila”, afirmou, reforçando o bom atendimento que a filha recebe na escola.

“A pessoa que estiver com má intenção, vendo o policiamento com certeza vai se sentir ameaçada”, concordou o sargento José Gomes, de 36 anos.  

Orientação

Assim como o nome do programa Escola Segura, Família Forte sugere, a participação dos pais é fundamental para gerar um contexto escolar mais seguro, lembra o empresário Wilson Motta, de 29 anos. “Para resolver o problema de segurança, a questão é a educação. A presença da PM nas escolas é boa, mas se pai e mãe não fizerem a parte deles não adianta”, opinou.

Na casa do socorrista Inácio Freire, de 48 anos, a instrução inclusive sobre segurança começa desde cedo. “O que eu ensino para os meus filhos é não irem com ninguém e combino uma senha com eles, para me avisarem quando necessário”, detalhou. “Além disso, a presença da PM na escola é necessária para a segurança deles”, ressaltou.

O aposentado Cícero Braz, de 79 anos, também apoia a iniciativa do Governo em destinar PMs exclusivamente à ronda escolar, mas não deixa de fazer sua parte no cuidado com o neto de 10 anos. Apesar de morar a poucas quadras da escola, ele faz questão de levar e buscar o menino diariamente. “Tenho que cuidar dele, fico preocupado. Mas saber que a polícia está presente ajuda”, confessou.

O Escola Segura, Família Forte é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) em parceria com as secretarias de educação estadual e municipal. Além do trabalho operacional de policiamento, o programa inclui vertente educacional. Será feito mapeamento das necessidades básicas dos alunos para direcioná-los ao atendimento em todos os serviços oferecidos pelo poder público.

Reportar Erro
Caramara - Nov24- voce que faz

Deixe seu Comentário

Leia Também

Arara Pipoca morreu eletrocutada porque teve asas cortadas, conclui a polícia
Geral
Arara Pipoca morreu eletrocutada porque teve asas cortadas, conclui a polícia
Foto: Divulgação/DPEMS
Geral
Defensoria promoverá mutirão de atendimentos para migrantes e refugiados em MS
Foto: Divulgação/Sul-Americana
Geral
Racing x Cruzeiro: Times decidem campeão da Copa Sul-Americana neste sábado
123Milhas
Geral
Caso 123Milhas: prazo para incluir nome na lista de credores vai até terça (26)
GGabriel Buim, Cláudio Mendonça, Eduardo Riedel e Tereza Cristinaabriel Buim, Cláudio Mendonça, Eduardo Riedel e Tereza Cristina
Geral
Retrospectiva 2024: O ano que "passou" no JD1
Bilhete da Mega-Sena
Geral
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 18 milhões neste sábado
Sérgio Longen homenageando o ex-presidente da República Michel Temer
Geral
A justa homenagem a Michel Temer
Ex-vice-presidente de Logística e Operações da Caixa Econômica Federal, Antônio Carlos Ferreira de Sousa,
Geral
Ex-vice-presidente da Caixa é demitido após denúncias de assédio sexual e moral
Dani Plesnik
Geral
JD1TV: Especialista explica a transformação nas relações de trabalho pós-pandemia
Foto: CBMMS
Geral
Operação Pantanal: Focos de calor foram reduzidos na Serra do Amolar

Mais Lidas

Policial da PMMS é condenado por atirar em contrabandista em fuga
Justiça
Policial da PMMS é condenado por atirar em contrabandista em fuga
Presidente eleito da OAB-MS, Bitto Pereira, ao lado de sua vice, Marta Taques
Justiça
Bitto Pereira vence eleição na OAB-MS
A frente do carro ficou destruída após a colisão
Polícia
Traficantes sofrem acidente grave ao tentar fugir da Polícia Militar em Campo Grande
Motorista morre dias depois de dormir ao volante e sofrer acidente em MS
Polícia
Motorista morre dias depois de dormir ao volante e sofrer acidente em MS