Na última sexta-feira (25), no Restaurante Yoted, em Campo Grande, aconteceu a solenidade de posse do presidente da Federação de Comércio, de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomércio), Edison Ferreira Araújo, e a nova diretoria que permanecem à frente da entidade no período de 2010 a 2014.
Cerca de 600 pessoas, entre autoridades, empresários e políticos participaram da comemoração, prestigiando a nova fase de gestão da Fecomércio, que começou há pouco mais de um ano, quando Edison Araújo assumiu a presidência.
Durante o discurso, o presidente ressaltou o plano de ações que já vem implantando na entidade, buscando o fortalecimento da representatividade das empresas do setor, a promoção da gestão pública, a rac ionalização dos impostos, o combate à informalidade e a luta pela consolidação das empresas de Campo Grande e do Estado. O segmento representado por Araújo chega a 61% da receita de Mato Grosso do Sul e cerca de 41% do total de trabalhadores, conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego.
A fim de garantir um segmento fortalecido e bem representado, o Sistema Fecomércio entende que o processo também deve melhorar o atendimento aos Sindicatos e seus representados. Para isso, uma das propostas que já está sendo desenvolvida desde o início do ano é uma "profissionalização da gestão sindical", por meio do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS), orientado pela Confederação Nacional do Comércio e com princípios da Fundação Nacional da Qualidade. "Para se ter uma idéia do que estamos falando, 14 sindicatos do setor terciário – dos 18 existentes – já aderiram ao Sistema. Essas Entidades representam 60 mil empresas de Mato Grosso do Sul."
Um novo tempo
Para os próximos quatro anos, Edison Araújo propõe um período de mudanças e avanços tecnológicos para o setor de comércio, bens, serviços e turismo de MS. "Nossa gestão será pautada pela aproximação com os sindicatos, pela excelência em gestão empresarial. Um novo tempo para comerciantes que serão atendidos por meio dos serviços e atividades do Sesc, Senac e pela própria Federação".
O presidente aposta também nos projetos que serão priorizados, como a criação de um Instituto de Pesquisa do Comércio, a fim de que o processo de tomada de decisão dos empresários seja coerente com as necessidades da clientela e da própria categoria. Há ainda a implantação da Assessoria Legislativa que vai fortalecer as empresas ligadas à entidade e terá por objetivo acompanhar as ações do legislativo nos assuntos que interessam seus representados.
Há também a criação de um Banco de Dados Empresarial que irá disponibilizar tecnologia e conhecimento para as empresas. Outro serviço que será implantado, também com foco na sustentabilidade das empresas relacionadas ao comércio, serão as Câmaras Setoriais. "Com foco nas múltiplas realidades do universo que representa, iremos organizar Câmaras de Segmentos do setor terciário, com objetivo de dinamizar e agilizar a tomada de decisões específicas". Tudo isso com o apoio e o know- how do Sesc e do Senac.
Diretoria Fecomércio
Diretoria Fecomércio 2010-2014
Presidente:
Edison Ferreira de Araújo
1º vice-presidente: Denire Carvalho
2º vice-presidente: José Alcides dos Santos
1º Secretário: Hilário Pistori
2º Secretário: Manoel Ribeiro Bezerra
1º tesoureiro: Sebastião José da Silva
2º tesoureiro: Roberto Rech
Diretoria – suplentes
Ricardo Massaharu Kuninari
Valdir Jair da Silva
Carlos Roberto Belin
Benjamim Chaia
Alváro José Fialho
Claudio de Barros Lopes
Wilson Dalbem
Conselhor fiscal – efetivos
Osvaldo Fernandes
Jonas Chaves Junior
Leila Denise Kemp
Conselho fiscal – suplentes:
Vicente Domingos Alves de Arruda
Elenice Alves Perez
Domingos Sérgio Barreto da Silva
Delegação Federativa – efetivos:
Edison Ferreira de Araújo
José Alcides dos Santos
Delegação Federativa – Suplentes
Denire Carvalho
Sebastião José da Silva
Reportar Erro