Mato Grosso do Sul continua entre os estados com maior rotatividade migratória no País, de 2004 a 2009, chegaram mais imigrantes do que saíram pessoas daqui em busca de melhores oportunidades.
Nesse período, 57.900 pessoas vieram morar no Estado e 50.205 deixaram Mato Grosso do Sul. A proporção inverteu, já que no período anterior, foram registrados 90.071 imigrantes e de 97.271 emigrantes.
O mesmo levantamento coloca Campo Grande como as cidades que mais crescem no País. O estudo não detalha números por cidades, mas coloca a capital sul-mato-grossense na faixa de crescimento entre 1,5% e 3% ao ano, junto com Brasília, Manaus, Goiânia, São Luís, Maceió, Teresina, João Pessoa e Aracaju.
Os números estão na publicação "Deslocamentos Populacionais no Brasil", uma coletânea de estudos sobre mobilidade populacional que abrange o debate teórico atual em torno desse tema e faz uma análise dos movimentos migratórios inter-regionais e interestaduais no Brasil entre 1995 e 2000 (com dados do Censo 2000) e nos períodos 1999/2004 e 2004/2009 (a partir de informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD).
As edições da PNAD de 2004 e 2009 investigaram onde o pesquisado morava cinco anos antes da data de referência. Os dados mostram que o volume da migração inter-regional envolveu 2,8 milhões de pessoas no quinquênio 1999-2004 e 2 milhões de pessoas entre 2004 e 2009.
Esse volume envolveu cerca de 3,3 milhões de pessoas no quinquênio 1995-2000 (dados do Censo Demográfico 2000). As principais correntes migratórias observadas no passado estão perdendo intensidade e se observa também um movimento de retorno às regiões de origem.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

MPF investiga falta de assistência médica para comunidade indígena em MS

MPMS abre investigação sobre os impactos ambientais das obras do viaduto na BR-163

Juiz suspende aumento salarial de membros do TCE-MS

Dono do Hotel Jandaia, Valdir Vieira morre aos 63 anos

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 14/3/2025

Belo será pai? Renata recebe recado inusitado em casa de vidro do BBB25

Lua de Sangue será visível na Capital, mas com algumas nuvens no caminho

Indústria brasileira aponta preocupação com taxação dos E.U.A sobre o aço e o alumínio

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 3,5 milhões nesta quinta-feira
