A oferta de empregro mais que dobrou em Mato Grosso do Sul. O setor de serviços foi responsável pela geração de 775 novas vagas (diferença entre admissões e demissões) no mês de janeiro deste ano. No mesmo período do ano passado, quando foi registrado um saldo de 344 vagas. É o que aponta os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
“Podemos dizer que os índices melhoraram significativamente, embora ainda não sejam ideais, isto porque muitos indicadores econômicos registraram resultados mais otimistas e também a economia criativa pôde avançar como uma alternativa de geração de renda ”, avalia o presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), Edison Araújo.
Em Campo Grande o saldo de empregos também melhorou para o segmento de serviços. Em 2017 eram 238 vagas e agora são 398. Já Dourados, saiu da zona negativa, com fechamento de 161 vagas em janeiro de 2017 e neste ano apresentou uma geração de 113 novos empregos com carteira assinada.
Quanto ao comércio, o fechamento de 481 vagas é um movimento considerado normal para início de ano, diante do encerramento de contratos temporários. Ainda assim, a queda no estoque foi menos acentuada que em janeiro do ano passado, que deteve 491 demissões a mais que admissões.
“Apesar desses dados do comércio, projeta-se um avanço de contratações nos próximos meses, porque o número de empresas constituídas aumentou 5,15% em relação a janeiro de 2017, segundo dados da JUCEMS”, pontua Edison.
Reportar Erro