Menu
Menu
Busca domingo, 24 de novembro de 2024
Geral

Em audiência, Energisa diz "que não houve aumento de tarifa e sim de consumo"

Explicações da Energisa “foram péssimas, porque na verdade, não explicaram nada", diz Valdir Gomes

20 fevereiro 2019 - 18h49Marcos Tenório    atualizado em 20/02/2019 às 19h17

Deputados estaduais e vereadores de 54 municípios de Mato Grosso do Sul e da capital, se reuniram hoje em audiência pública na Câmara Municipal de Campo Grande, para discutir o aumento nas contas de energia de todo o estado. O diretor técnico comercial da Energisa, Paulo Roberto dos Santos, também participou da audiência e ainda afirmou que o que houve foi aumento no consumo de energia.

Os vereadores reclamam que a população tem ido às Câmaras pedir explicações acerca do aumento, já que as contas em janeiro quase duplicaram de valor.

O vereador de Campo Grande, Valdir Gomes (PP), disse ao JD1 Notícias que a conta de energia da sua  residência teve aumento de mil reais de um mês para o outro, ele relatou ainda que as cobranças vêm tão pequenas nas contas que não dá pra ver. E só o imposto da fatura de energia dele veio R$ 717 e a Energisa não sabe dizer o que é, disse.  Valdir disse que as explicações da ditas pela Energisa “foram péssimas, porque na verdade não explicaram nada, eles vêm com o mesmo discurso, é uma coisa sem fundamento, o que realmente queremos saber é o que estamos pagando”, finalizou.

Valdir Gomes vai conversar com o vereador Papy (SD) presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, para saber se é possível abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar os fatos. "Não sei se abriremos uma comissão, mas vamos analisar", revelou o vereador.

O diretor técnico comercial da Energisa, Paulo Roberto dos Santos, começou o discurso dizendo que “não houve nenhum aumento de tarifa, o que houve foi um aumento de consumo”, em seguida foi vaiado. Santos e justificou que “a Energisa em média compra 460 gigawatt/hora, mas em dezembro, compramos 490 gigawatt/hora de energia, 30 a mais, o que significa o consumo de três cidades como Corumbá, Dourados e Ponta Porã".

O diretor técnico comercial da Energisa disse que isso [os aumentos] tem acontecido no Brasil todo. "Em MS foram 13 recordes históricos e pode colocar todo sistema em sobrecarga", afirmou, acrescentando que não houve aumento de tarifa, mas de consumo. Ele foi vaiado após a fala.

Venicio Leite, idealizador do movimento popular “Energia Cara Não” disse que dentro de um ano, o aumento na tarifa de energia teve um aumento de quase 50%, mas o que foi autorizado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) foi só de 10,8%, pois é ela que decide as políticas comercial de produção tarifaria e de aumentos, a política econômica das concessionárias e distribuidoras de energia, no nosso caso de Mato Grosso do Sul a Energisa e a Electro que estão com os mesmo problemas.

Venicio falou que vão colher as assinaturas para o abaixo assinado até o dia 10 de março, e pretendem mobilizara os vereadores e deputados para que até o dia 15 do mesmo mês, todas as assinaturas serão levadas até a Aneel.

O vereador André Salineiro, ocupou a tribuna e disse “a Energisa não me engana”, ele ainda reclamou do Cosip (Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública dos Municípios) é uma taxa revestida de contribuições e foi enfático em dizer para a distribuidora de energia entregar o contrato se não está satisfeita.

Reportar Erro
Caramara - Nov24- voce que faz

Deixe seu Comentário

Leia Também

Arara Pipoca morreu eletrocutada porque teve asas cortadas, conclui a polícia
Geral
Arara Pipoca morreu eletrocutada porque teve asas cortadas, conclui a polícia
Foto: Divulgação/DPEMS
Geral
Defensoria promoverá mutirão de atendimentos para migrantes e refugiados em MS
Foto: Divulgação/Sul-Americana
Geral
Racing x Cruzeiro: Times decidem campeão da Copa Sul-Americana neste sábado
123Milhas
Geral
Caso 123Milhas: prazo para incluir nome na lista de credores vai até terça (26)
GGabriel Buim, Cláudio Mendonça, Eduardo Riedel e Tereza Cristinaabriel Buim, Cláudio Mendonça, Eduardo Riedel e Tereza Cristina
Geral
Retrospectiva 2024: O ano que "passou" no JD1
Bilhete da Mega-Sena
Geral
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 18 milhões neste sábado
Sérgio Longen homenageando o ex-presidente da República Michel Temer
Geral
A justa homenagem a Michel Temer
Ex-vice-presidente de Logística e Operações da Caixa Econômica Federal, Antônio Carlos Ferreira de Sousa,
Geral
Ex-vice-presidente da Caixa é demitido após denúncias de assédio sexual e moral
Dani Plesnik
Geral
JD1TV: Especialista explica a transformação nas relações de trabalho pós-pandemia
Foto: CBMMS
Geral
Operação Pantanal: Focos de calor foram reduzidos na Serra do Amolar

Mais Lidas

Policial da PMMS é condenado por atirar em contrabandista em fuga
Justiça
Policial da PMMS é condenado por atirar em contrabandista em fuga
Presidente eleito da OAB-MS, Bitto Pereira, ao lado de sua vice, Marta Taques
Justiça
Bitto Pereira vence eleição na OAB-MS
A frente do carro ficou destruída após a colisão
Polícia
Traficantes sofrem acidente grave ao tentar fugir da Polícia Militar em Campo Grande
Motorista morre dias depois de dormir ao volante e sofrer acidente em MS
Polícia
Motorista morre dias depois de dormir ao volante e sofrer acidente em MS