A população de Mato Grosso do Sul, só poderá visualizar a fase parcial do eclipse da Lua, pois como o eclipse total começa às 15h30 e termina às 17h13 (em outros estados), e a lua, em MS, nasce às 17h17, a parte escura e alaranjada do eclipse já terá acabado.
A pesquisadora do Observatório Nacional, Josina Nascimento disse ao JD1 Notícias, que os sul-mato-grossenses poderão ver apenas uma parte iluminada na lua e a parte escura chamada Umbra. "Em Campo Grande, as pessoas verão somente uma parte da lua iluminada, como se fosse uma lua nova, que na verdade seria o eclipse parcial", alerta.
Lua de Sangue
O eclipse é conhecido como "lua de sangue" porque os raios solares se curvam ao passar pela atmosfera terrestre justamente no momento em que a Lua está na sombra da Terra.
"A atmosfera funciona como uma lente que desvia as luzes vermelha e laranja do sol, conferindo a cor avermelhada desse eclipse", explica o professor de física Daniel Rutkowski, da Escola Superior de Engenharia e Gestão (Eseg).
Duração extensa
O eclipse vai durar muito tempo no céu pois vai atravessar a parte mais escura da sombra terrestre, uma região conhecida como Umbra. Para cruzar toda a sombra da Terra, a Lua vai demorar 3h55, mas estará visível somente por 1h43, será o eclipse mais longo do século 21.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Apostou? Sorteio da Mega-Sena pode pagar R$ 60 milhões neste sábado

Minha Casa, Minha Vida: Governo amplia programa para família que ganha até R$12 mil

Governo pede doações para a campanha "Seu Abraço Aquece!"

Morador visita chácara e volta para casa com filhote de sucuri no filtro do carro

TJMS aplica multa à construtora por atraso na obra do Fórum de Maracaju

JD1TV: Teto de paróquia desaba com temporal e fiéis pedem ajuda para reconstrução

Lei cria o programa "MS Sem Racismo"

Governo lança licitação para pavimentar 7,6 km do Anel Viário de Bonito

Ministério Público investiga demora no atendimento dermatológico na rede pública
