Menu
Menu
Busca sábado, 17 de maio de 2025
TJMS Intinerante Maio25
Geral

Doze juízes são empossados no Tribunal de Justiça

26 junho 2011 - 04h37Assessoria

Na última quarta-feira, 12 novos juízes substitutos foram empossados no plenário do Tribunal Pleno, no Palácio da Justiça do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

Na cerimônia foram empossados: Alexandre Mura Iura, André Luiz Monteiro, Daniel Scaramella Moreira, Deyvis Ecco, Juliano Duailibi Baungart, Kelly Gaspar Duarte Neves, Luciano Pedro Beladelli, Luiza Vieira Sá de Figueiredo, Marcel Goulart Vieira, Mariana Rezende Ferreira Yoshida, Pedro Henrique Freitas de Paula e Raul Ignatius Nogueira.

Em nome dos advogados, os novos integrantes da magistratura foram recepcionados pelo presidente da OAB/MS, Leonardo Avelino Duarte, que destacou a condição de os juízes dedicarem-se ao novo trabalho.

"O magistrado é muito mais que um servidor público. Seu ofício vai além da obrigação legal ou constitucional de distribuir justiça", afirmou Duarte.

Traduz-se segundo ele, "na verdade, em um sacramento, de que o interesse pessoal, classista, nunca há de preponderar sobre o dever religioso de se preocupar primeiro com o cidadão, com o jurisdicionado, ainda que isso signifique, algumas vezes, impor-se perante o poder Legislativo ou Executivo de plantão, destacando o fato que o poder Judiciário é poder, e não apêndice, mas poder para o povo e pelo povo, segundo as leis e a Constituição".

Duarte destacou a responsabilidade que os acompanhará ao assumir tal função: "a magistratura deve ser a encarnação do mandamento de servir o cidadão, e a ninguém mais. Nenhum juiz digno deste nome trabalha pelo subsídio ou pela honra do cargo, mas sim pelo próximo, sabendo que atrás da capa amarela empoeirada do processo há pessoas de carne e osso que suplicam pela atuação estatal".

O procurador-geral adjunto, Humberto de Matos Brittes, foi conciso: "uma justiça feita por homens que sintam o que o povo sente, que percebam e compreendam as suas dores e angústias e a quem possam confiar a solução de seus conflitos, sabendo que agirão não segundo à aplicação da letra fria da lei, mas sim, conforme o termômetro da real justiça, operando o direito pela interpretação humana e pela sua aplicação justa por fatos, prestigiando a parte que se encontra por detrás do processo".

Citando o revolucionário francês Jacques Thouret, Brittes lembrou que o poder conferido aos 12 novos juízes é amplo. "Não existe poder que aja mais diretamente e habitualmente sobre os cidadãos do que o poder judiciário. Vocês serão juízes da liberdade, da cidadania, da honra, da família, da moradia, do trabalho, do patrimônio, enfim, de todos os conflitos que envolvem o ser humano", concluiu.

O desembargador Hildebrando Coelho Neto, vice-presidente do TJMS, lembrou as palavras do reconhecido Piero Calamandrei: "o bom juiz põe o mesmo escrúpulo no julgamento de todas as causas, por mais humildes que sejam". "Feliz o magistrado que, até ao dia que precede o limite de idade, sente, ao julgar, aquela consternação quase religiosa, que o fez tremer, cinquenta anos atrás, quando juiz de terceira teve de dar a sua primeira sentença", finalizou.

Pelos novos juízes falou Mariana Rezende Ferreira Yoshida, em um discurso simples e carregado de emoção. "Somos seres humanos e, portanto, passíveis de errar, mas nos esforçaremos ao máximo para que a justiça sul-mato-grossense continue de cabeça erguida e resolva, de maneira célere e equânime, as demandas desse povo fascinante, cuja miscigenação étnica e cultural é a principal característica".

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Padre Chrystian Shankar, da Diocese de Divinópolis, em Minas Gerais
Geral
Padre recusa batizado para bebês reborn e viraliza nas redes sociais
Bilhete da Mega-Sena
Geral
Com prêmio acumulado, Mega-Sena pode pagar R$ 68 milhões neste sábado
Balanço aponta 1,345 milhão pedidos de reembolso no INSS
Geral
Balanço aponta 1,345 milhão pedidos de reembolso no INSS
Sede do INSS
Geral
Outras quatro entidades devem ser investigadas por fraude no INSS
Energisa leva serviços ao Bairro São Conrado durante ação da UEMS
Geral
Energisa leva serviços ao Bairro São Conrado durante ação da UEMS
João Batista da Rocha -
Política
TCE julga irregulares contas da Câmara de Campo Grande de 2016 e multa João Rocha
Foto: José Paulo Lacerda/CNI
Geral
Câmara terá audiência em busca de soluções para a construção civil
Imagem Ilustrativa
Geral
Tribunal de Justiça homenageia famílias formadas por adoção com exposição no Bosque
MP pede que Justiça leve a júri servidor envolvido em acidente fatal no rio Aquidauana
Justiça
MP pede que Justiça leve a júri servidor envolvido em acidente fatal no rio Aquidauana
Identidade Visual MPMS -
Geral
Ministério Público de Mato Grosso do Sul gasta mais de R$ 370 mil com diárias

Mais Lidas

Motociclista morto em acidente na BR-163 poderia estar tentando ultrapassagem
Polícia
Motociclista morto em acidente na BR-163 poderia estar tentando ultrapassagem
Polícia segue realizando buscas pelo corpo enterrado
Polícia
Corpo enterrado na Nasser pode ser de homem desaparecido desde 2020
Marcas de sangue ficaram pelo local do crime | Imagem ilustrativa
Polícia
Jovem tenta separar briga, leva cinco facadas e pede ajuda para mãe no Macaúbas
Apenas o pai e o filho mais velho sobreviveram
Justiça
Motorista que matou quatro na BR-060 pede liberdade usando caso Collor, mas juiz nega