Menu
Menu
Busca quarta, 30 de abril de 2025
Geral

Doenças transmitidas por insetos matam mais de um milhão por ano

Segundo a OMS, doenças transmitidas por insetos vetores representam 17% de todas as doenças infecciosas

30 maio 2016 - 12h23Agência Lusa

Os insetos são responsáveis pela transmissão de doenças que matam mais de um milhão de pessoas por ano em todo o mundo. Além dos óbitos, anualmente, registram-se bilhões de casos de patologias também transmitidas por insetos como malária, dengue ou febre-amarela.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças transmitidas por insetos vetores representam 17% de todas as doenças infecciosas.

A malária, transmitida pelo mosquito Anopheles aegypti, infestou mais de 214 milhões de pessoas e matou 438 mil em 2015.

A dengue, transmitida pelo Aedes aegypt, é a doença transmitida por mosquitos que mais tem crescido, tendo a sua incidência aumentado 30 vezes nos últimos 50 anos.

Os mesmos mosquitos provocam outras doenças, como a febre-amarela, o vírus do Rio Nilo, a Chikungunya e o Zika, que já fez mais de um milhão e meio de casos no Brasil e que os cientistas associam a casos de microcefalia congênita.

A transmissão do agente patogênico (parasita no caso da malária e vírus no caso da dengue ou do Zika) ocorre através da picada do inseto e apenas as fêmeas picam, pois só elas se alimentam de sangue para produzirem ovos.

No mundo, existem cerca de 3,5 mil espécies de mosquitos e graças à globalização – viajam com os humanos em automóveis, caminhões, navios e aviões – estão espalhados por todo o mundo.

A maioria dos mosquitos, no entanto, não viaja longe sozinho. Se tiverem onde se alimentar e onde se reproduzir por perto, não se deslocam muito.

Repelente

Na sua fase imatura, os mosquitos são seres aquáticos, que eclodem e se desenvolvem em água parada, onde se alimentam de algas microscópicas e onde, por sua vez, servem de alimento para peixes. Quando adultos, servem como alimento para aves, morcegos e aranhas.

Desde a invenção do inseticida DDT em 1939, os humanos têm tentado acabar com os mosquitos, mas eles desenvolvem mencanismos de resistência a cada nova geração de veneno, tornando-se ainda mais fortes.

A entomologista do Instituto Pasteur de Paris Anna-Bella Failloux sentenciou: "simplesmente não conseguimos erradicar os mosquitos".

Por isso, a solução é evitar ser picado, usando as técnicas disponíveis, como repelente e roupas largas e claras, recomenda a entomologista Carla Sousa, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Equipe do Sesi MS fica em terceiro lugar em torneio de robótica nos EUA
Geral
Equipe do Sesi MS fica em terceiro lugar em torneio de robótica nos EUA
Campo-grandense acusado de matar taxista com 38 facadas em Portugal é absolvido
Justiça
Campo-grandense acusado de matar taxista com 38 facadas em Portugal é absolvido
Câmara Municipal de Nova Alvorada do Sul -
Interior
Câmara do interior contrata serviços de consultoria por R$ 126 mil sem licitação
Gaeco durante a investigação da Operação Tromper
Interior
Réu por corrupção em Sidrolândia diz que está vivendo de marmita e rifa entre amigos
Mega-Sena sorteia prêmio milionário
Geral
Mega-Sena sorteia R$ 8 milhões nesta terça-feira
Frota de caminhões da empresa Solurb -
Justiça
Procuradora quer derrubar contrato de coleta de lixo em Campo Grande
Fachada do hospital
Justiça
MPMS solicita nova vistoria sanitária no Hospital El Kadri
Foto: Divulgação
Geral
MS é o segundo maior gerador de bioenergia do Brasil
Presidente do TJMS entrega chaves ao juiz Cezar Luiz Miozzo
Geral
Ônibus com mais de 20 anos é trocado e Justiça Itinerante ganha veículo novo
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 29/4/2025
Geral
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 29/4/2025

Mais Lidas

Aos prantos, familiar chora no local de confronto entre PM e criminosos no Iracy Coelho
Polícia
Aos prantos, familiar chora no local de confronto entre PM e criminosos no Iracy Coelho
Motociclista não resistiu ao acidente
Polícia
JD1TV: Motoentregador bate em carro, cai e morre atropelado na Joaquim Murtinho
Acidente provocou lentidão no trânsito
Polícia
JD1TV AGORA: Desgovernado, ônibus de viagem invade Café Mostarda
JD1TV: Veja momento em que criminosos "rondam" local de confronto no Iracy Coelho
Polícia
JD1TV: Veja momento em que criminosos "rondam" local de confronto no Iracy Coelho