Menu
Menu
Busca domingo, 24 de novembro de 2024
Geral

Detran-MS é o primeiro do Brasil a assinar acordo com a Estônia para avanço digital

O objetivo é realizar um diagnóstico de maturidade digital no órgão, identificar potencialidades e lacunas no modelo de implementação de governança digital

24 novembro 2024 - 11h30Brenda Leitte, com Gov MS

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) assinou um Acordo de Cooperação Técnica com o Estônia Hub nessa sexta-feira (22), visando realizar um diagnóstico de maturidade digital no órgão, identificar potencialidades e lacunas no modelo de implementação de governança digital. O acordo foi assinado durante o evento Conexão Estônia - MS, voltado a técnicos da área de trânsito que recebeu palestras de especialistas da Estônia e do Brasil.

Segundo o CEO da Estônia Hub, Raphael Fassoni, serão dois meses para realizar levantamentos, comparativos e retornar com contribuições relevantes para um avanço digital do órgão. "Para nós é um marco que mostra a referência que a Estônia se tornou em avanço digital. É o primeiro Detran do Brasil, que nos procura, buscando este avanço", explica Fassoni.

A Estônia foi pioneira no uso de soluções digitais para serviços públicos, estabelecendo-se como um modelo global em governança eletrônica. O país é referência em governo digital, por seus sistemas avançados de interoperabilidade, cibersegurança e IA, o que contribui muito para todas as áreas de serviços públicos.

Para o secretário executivo de Transformação Digital de MS, Robson Roberto Alencar, a iniciativa do Detran já demonstra como será o caminho digital do órgão. Ele contou que além de o Detran-MS estar entre os melhores em avanço digital, que o Estado de Mato Grosso do Sul também é referência nacional em vários cases de transformação digital, como na educação, saúde, agro, entre outros.

"Essa parceria tem tudo para alavancar ainda mais esse processo que estamos construindo e que em breve veremos resultados ainda melhores do que temos hoje", frisou Alencar.

Já o secretário de Governo e Gestão Estratégica de MS, Rodrigo Perez reafirmou a referência do estado na área tecnológica, mas ressaltou que é sempre possível o avanço através do aprendizado.

"Nós sentimos que a sociedade evolui de forma mais rápida do que o Setor Público e o grande desafio que a gente tem é fazer com que o Setor Público possa crescer em tecnologia digital para acompanhar as demandas da sociedade. O foco do nosso governo, a diretriz do nosso governador, é olhar lá na ponta, entender a realidade das pessoas e ajustar esse caminho para que ele seja justo. Sempre temos que avançar e aprender, esse dia de hoje é um dia de aprendizado", disse Rodrigo Perez.

O diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Espíndola Trindade Junior, agradeceu a parceria do Governo do Estado na busca por inovação e em todo avanço tecnológico que o órgão já fez. Segundo Rudel, o órgão possui 95% dos serviços já disponibilizados de forma digital, mesmo assim há muito para melhorar.

"Temos que avançar muito. Principalmente na interface dos sistemas. Os sistemas têm que ser cada dia mais fácil. Por isso essa conexão com a Estônia, porque lá a gente nota que é muito fácil. É muito simples. Por isso nós teremos hoje essa jornada técnica, fazendo essa conexão", afirmou Rudel Trindade.

Nos últimos anos, o Detran-MS avançou consideravelmente na oferta de serviços digitais e atualmente conta com mais de 95% dos seus serviços disponíveis no digital. Entre as 94 agências físicas instaladas em todo Estado, uma delas, a do Shopping Norte Sul Plaza na Capital, é 100% digital, possibilitando que o cidadão solucione suas demandas nos totens de autoatendimento.

 

JD1 Notícias

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.

Reportar Erro
Caramara - Nov24- voce que faz

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mega-Sena sorteia prêmio milionário
Geral
Ninguém levou! Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 55 milhões
Arara Pipoca morreu eletrocutada porque teve asas cortadas, conclui a polícia
Geral
Arara Pipoca morreu eletrocutada porque teve asas cortadas, conclui a polícia
Foto: Divulgação/DPEMS
Geral
Defensoria promoverá mutirão de atendimentos para migrantes e refugiados em MS
Foto: Divulgação/Sul-Americana
Geral
Racing x Cruzeiro: Times decidem campeão da Copa Sul-Americana neste sábado
123Milhas
Geral
Caso 123Milhas: prazo para incluir nome na lista de credores vai até terça (26)
GGabriel Buim, Cláudio Mendonça, Eduardo Riedel e Tereza Cristinaabriel Buim, Cláudio Mendonça, Eduardo Riedel e Tereza Cristina
Geral
Retrospectiva 2024: O ano que "passou" no JD1
Bilhete da Mega-Sena
Geral
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 18 milhões neste sábado
Sérgio Longen homenageando o ex-presidente da República Michel Temer
Geral
A justa homenagem a Michel Temer
Ex-vice-presidente de Logística e Operações da Caixa Econômica Federal, Antônio Carlos Ferreira de Sousa,
Geral
Ex-vice-presidente da Caixa é demitido após denúncias de assédio sexual e moral
Dani Plesnik
Geral
JD1TV: Especialista explica a transformação nas relações de trabalho pós-pandemia

Mais Lidas

Policial da PMMS é condenado por atirar em contrabandista em fuga
Justiça
Policial da PMMS é condenado por atirar em contrabandista em fuga
Presidente eleito da OAB-MS, Bitto Pereira, ao lado de sua vice, Marta Taques
Justiça
Bitto Pereira vence eleição na OAB-MS
A frente do carro ficou destruída após a colisão
Polícia
Traficantes sofrem acidente grave ao tentar fugir da Polícia Militar em Campo Grande
Foto: Diário do Estado
Polícia
Assaltantes saqueiam carreta usando uma Hilux para fechar e tombar o veículo