Com 2022 chegando ao fim, cerca de 37 mil famílias já foram incluídas no programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) na área de atuação da Energisa Mato Grosso do Sul, garantindo para pessoas de baixa renda descontos de até 65% na conta de luz.
Segundo dados da distribuidora, o programa social conta atualmente com 217 mil beneficiados ativos, o que representa 20% dos 1 milhão e 102 mil consumidores de energia elétrica atendidos pela Energisa no Estado.
Para ser elegível ao benefício, é necessário que a família esteja com os dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal e ter renda menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa da casa, ou, em caso de residências com morador dependente de aparelho elétrico para manutenção da vida, renda inferior ou igual a até três salários-mínimos.
A inclusão ocorre de forma automática, já que a concessionária utiliza os dados cadastrados na base do governo federal. Com isso em mente, é importante que o titular da conta de luz seja o mesmo da pessoa registrada no sistema do CadÚnico.
“Não é preciso fazer nenhum outro cadastro para obter o desconto na fatura de energia. Se a família estiver inserida no CadÚnico e dentro dos requisitos de renda, já é beneficiada automaticamente”, explica o coordenador Comercial da Energisa MS, Jonas Ortiz.
Caso se encaixe nos requisitos para o benefício, mas não esteja desfrutando do desconto, é necessário que o consumidor vá até o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) com os documentos pessoais e Número de Identificação Social (NIS), além de garantir que a conta de luz esteja em seu nome.
“Depois que fizer isso, pode ficar tranquilo que a Energisa fará o mapeamento e, se estiver dentro dos critérios para receber o desconto, será inscrito no programa Tarifa Social de Energia Elétrica automaticamente”, reforçou Ortiz.
Confira a tabela de consumo mensal e a porcentagem de desconto na conta de luz:
- Até 30 kWh mensais: desconto de 65%
- De 31 kWh a 100 kWh: desconto de 40%
- De 101 kWh a 220 kWh: desconto de 10%
- A partir de 221 kWh: não há desconto
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Reportar Erro