Visando o bem da sociedade e conseguir colaborar com os projetos de leis tributários do Estado, o Sindifisco-MS (Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual) através de um Termo de Cooperação Técnica, passa a ajudar a Assembleia Legislativa a elaborar novos planos referentes às questões tributárias e relacionadas às carreiras do Fisco Estadual.
Essa parceria foi firmada pela Assembleia na última quarta-feira (2), o documento que garante a colaboração do Sindfisco-MS tem entre suas cláusulas o comprometimento do Legislativo em remeter e-mail sobre as proposições de interesse da categoria.
O presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais, Ronaldo Vielme Monteiro, 51 anos, explica como os agentes irão colaborar com o governo.
“Nós que entendemos da área técnica oferecemos nossa ajuda aos deputados no momento em que eles votam projetos da área tributária. Essa área é muito específica, até mesmo os fiscais não entendem tudo sobre o tema”, explicou.
Monteiro explicou que existem projetos com apenas o objetivo de arrecadar. Ele entende que é através dos impostos que o governo consegue dinheiro para manter tudo funcionando. Porém, o representante dos fiscais disse que a obrigação da classe é mostrar também a questão social, “quem ganha menos deve contribuir menos e quem ganha mais deve contribuir mais”, afirmou.
Vielme Monteiro apontou um caso onde houve um erro do Governo Federal, na questão do aumento do combustível. Ele disse que esse aumento não foi legal, pois não respeitou um prazo para que o cidadão pudesse se preparar para o aumento.
“Quando um projeto vai para o plenário sem antes um discussão fica difícil muda – lo depois. Então não queremos que isso aconteça aqui no Mato Grosso do Sul, tudo deve ser conversado antes de qualquer votação”, pontuou.