Menu
Menu
Busca domingo, 24 de novembro de 2024
Geral

Após reunião com senadores, Aneel diz que reajuste de energia pode sofrer alteração

Agência Nacional de Energia Elétrica explica que a empresa repassou o valor a ser reajustado e este percentual pode ser revisto

05 abril 2019 - 08h50Rayani Santa Cruz    atualizado em 05/04/2019 às 11h56

O reajuste abusivo da energia elétrica de 12,39% poderá sofrer alterações em Mato Grosso do Sul. A possibilidade foi argumentada em reunião com participação dos senadores de Mato Grosso do Sul, e  diretora da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Elisa Bastos.

O encontro entre os senadores Nelsinho Trad (PSD-MS), Simone Tebet (MDB-MS) e Soraya Tronickie (PSL-MS), ocorreu na tarde de quinta-feira (4), depois de questionamentos e descontentamento dos parlamentares a respeito do aumento de 12,39% nas contas de energia elétrica para mais de 1 milhão de consumidores atendidos pela Energisa em 74 municípios de MS.

O senador Nelsinho Trad pediu explicações sobre o aumento e obteve expectativa de futuras mudanças. “Existe a possibilidade de reverter este reajuste, nos prometeram revisar 'com lupa' todos os indicadores”, afirmou o senador.   

A diretora da Aneel, Elisa Bastos, e técnicos explicaram a forma da aplicação de reajuste, que se leva em conta parâmetros fixos. Para possíveis alterações, é necessária a revisão dos indicadores passados pela empresa concessionária no estado, ou seja, o aumento estipulado foi devido ao pedido da Enegisa, que inicialmente solicitou um aumento de 15,75% apontando aumento nos custos dos encargos setoriais e compra de energia. A Aneel concedeu 12,39%, válido a partir do dia 8 de abril.

A revisão é possível, mas, existe a necessidade de que os políticos sul-mato-grossenses manifestem o descontentamento da população e promovam audiências públicas e ações na Assembleia Legislativa.

“Agora vamos solicitar encaminhamento aos deputados estaduais para que questionem a Energisa. Esse reajuste precisa ser revisto para que as próximas negociações tarifárias sejam feitas com mais diálogo e em conjunto com toda a sociedade”, destacou o senador Nelsinho Trad. 

A senadora Simone saiu da reunião lamentando que a Aneel parece defender mais os interesses das concessionárias que do consumidor. Ela enxergou a possibilidade citada pela reguladora como longe de ser alcançada e lembrou que foi relatora da Lei Geral das Agências Reguladoras no Senado em 2016. Tebet disse que vai cobrar a aprovação final do projeto no Congresso. “Esse projeto é importante porque nós não estamos falando só da Aneel, nós estamos falando da Anatel, da Anac, que autoriza o aumento das passagens aéreas, então nós estamos falando de todas as Agências Reguladoras que autorizam ou não o aumento de tudo o que a gente consome no país”, disse.

O reajuste, segundo o senador Nelsinho Trad, traz impactos econômicos ao estado. Os moradores, consumidores residenciais, terão o percentual acrescentado de 12,48%, já as indústrias pagarão 12,16% a mais. No ano passado, o índice de reajuste foi de 10,35%. “Nós precisamos ir a fundo para entender o motivo desse aumento abusivo para Mato Grosso do Sul”, disse o senador.

Reportar Erro
Caramara - Nov24- voce que faz

Deixe seu Comentário

Leia Também

Arara Pipoca morreu eletrocutada porque teve asas cortadas, conclui a polícia
Geral
Arara Pipoca morreu eletrocutada porque teve asas cortadas, conclui a polícia
Foto: Divulgação/DPEMS
Geral
Defensoria promoverá mutirão de atendimentos para migrantes e refugiados em MS
Foto: Divulgação/Sul-Americana
Geral
Racing x Cruzeiro: Times decidem campeão da Copa Sul-Americana neste sábado
123Milhas
Geral
Caso 123Milhas: prazo para incluir nome na lista de credores vai até terça (26)
GGabriel Buim, Cláudio Mendonça, Eduardo Riedel e Tereza Cristinaabriel Buim, Cláudio Mendonça, Eduardo Riedel e Tereza Cristina
Geral
Retrospectiva 2024: O ano que "passou" no JD1
Bilhete da Mega-Sena
Geral
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 18 milhões neste sábado
Sérgio Longen homenageando o ex-presidente da República Michel Temer
Geral
A justa homenagem a Michel Temer
Ex-vice-presidente de Logística e Operações da Caixa Econômica Federal, Antônio Carlos Ferreira de Sousa,
Geral
Ex-vice-presidente da Caixa é demitido após denúncias de assédio sexual e moral
Dani Plesnik
Geral
JD1TV: Especialista explica a transformação nas relações de trabalho pós-pandemia
Foto: CBMMS
Geral
Operação Pantanal: Focos de calor foram reduzidos na Serra do Amolar

Mais Lidas

Policial da PMMS é condenado por atirar em contrabandista em fuga
Justiça
Policial da PMMS é condenado por atirar em contrabandista em fuga
Presidente eleito da OAB-MS, Bitto Pereira, ao lado de sua vice, Marta Taques
Justiça
Bitto Pereira vence eleição na OAB-MS
A frente do carro ficou destruída após a colisão
Polícia
Traficantes sofrem acidente grave ao tentar fugir da Polícia Militar em Campo Grande
Foto: Diário do Estado
Polícia
Assaltantes saqueiam carreta usando uma Hilux para fechar e tombar o veículo