Em manifestação, agentes penitenciários de Mato Grosso do Sul iniciaram paralisação por tempo indeterminado na manhã desta segunda-feira (16). Os agentes penitenciários reivindicam reajuste salarial e melhores condições de trabalho.
Sem correção salarial há três anos, a categoria pede reajuste de 16%. Os agentes penitenciários reivindicam o cumprimento dos acordos firmados com o Governo do Estado e o reposicionamento dos servidores, que deveria ter sido realizado em setembro. Os servidores também pedem a convocação de aprovados no concurso público e mais segurança aos trabalhadores.
Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de MS (Sinsap), André Luiz Santiago, 75% dos agentes penitenciários aderiram a paralisação no estado. “Já fortaleceu, a academia aderiu a mobilização”, destacou.
No primeiro dia de paralisação, servidores cruzaram os braços durante ato em frente aos Presídios de Segurança Máxima de Campo Grande e Dourados. Devido a paralisação, apenas as atividades essenciais foram mantidas, as visitas e banhos de sol no final de semana serão suspensas.
A mobilização que teve início na última segunda-feira (9). Durante a semana os agentes penitenciários trabalharam segundo a resolução do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, que determina um agente para cada cinco presos.
Matéria Atualizada às 10h25
Reportar Erro