Menu
Menu
Busca segunda, 12 de maio de 2025
TJMS Intinerante Maio25
Esportes

Olimpíadas: Brasil leva medalha de bronze no judô por equipes

A disputa foi contra a Itália, na qual os brasileiros venceram por 4 a 3

03 agosto 2024 - 11h24Carla Andréa, com ge    atualizado em 03/08/2024 às 11h42

O judô do Brasil encerrou sua participação nos Jogos Olímpicos Paris 2024 com sua quarta medalha na competição. Os brasileiros conquistaram o bronze na disputa por equipes, neste sábado (03), ao vencer a Itália por 4 a 3 no desempate.

A equipe brasileira abriu 3 a 1, sofreu o empate com derrotas consecutivas em combates nos quais levava vantagem, e Rafaela Silva resolveu a disputa com um waza-ari, que não foi pontuado inicialmente, mas foi concedido após revisão do VAR.

O primeiro duelo foi no peso até 90kg. Rafael Macedo foi punido logo no início por uma pegada dentro da manga de Christian Parlati. O brasileiro levou uma segunda punição metade do duelo, e passou a ser mais agressivo, buscando entradas de queda. Isso levou ao primeiro shido contra o italiano, por falta de combatividade. O jogo foi ao Golden Score, e logo na primeira entrada, Macedo obteve um ippon para abrir 1 a 0 para o Brasil.

Em seguida, veio a luta no peso-pesado feminino (acima de 78kg), e a medalha de ouro Beatriz Souza não perdeu tempo, quedou Asya Tavano para obter um waza-ari e a imobilizou por 10 segundos para avançar ao ippon. O Brasil abria uma boa vantagem de 2 a 0 no placar e colocava pressão sobre os italianos.

O próximo combate foi no peso-meio-pesado masculino (até 90kg). Leonardo Gonçalves foi agressivo contra Gennaro Pirelli, mas com 3min20s, o italiano obteve um waza-ari para colocar sua equipe no placar.

Em seguida, veio o duelo até 57kg entre as mulheres, e Rafaela Silva enfrentou Veronica Toniolo. A italiana recebeu shido rapidamente por deixar a área de luta. A medalhista de ouro olímpica fez luta dura, e conseguiu um ippon após um contragolpe para o waza-ari e uma transição para a chave de braço, forçando a desistência de Toniolo, que saiu com o braço lesionado. Com 3 a 1, o Brasil só precisava de mais uma vitória para levar o bronze.

O primeiro "match point" estava nas mãos de Willian Lima, que enfrentou Manuel Lombardo no peso até 73kg. O duelo foi acelerado, com os dois se movimentando muito. O medalhista de prata foi muito ofensivo, buscando a projeção a todo momento. Com cerca de dois minutos restando, o árbitro deu um shido para Lombardo, que havia sofrido três entradas consecutivas do brasileiro sem responder. Lima seguiu imprimindo um ritmo forte, mas acabou levando um shido por uma entrada falsa. O duelo foi ao Golden Score, mas Lombardo recebeu um segundo shido por passividade nos segundos finais do tempo regulamentar e estava pendurado. Willian acabou se desequilibrando e sofrendo um ippon, e a Itália diminuiu para 3 a 2.

A última luta era no peso até 70kg, e Ketleyn Quadros teria pela frente Savita Russo. A italiana tentou derrubar, mas a brasileira transitou para uma imobilização e segurou por 17 segundos, suficiente para um waza-ari. A brasileira seguiu buscando a queda, e Russo também era agressiva, necessitando a virada para manter a Itália viva. Nos segundos finais, após receber um shido por falso ataque, Ketleyn tentou levar ao solo, mas Savita conseguiu um contragolpe para o ippon e empatou o confronto.

O sorteio colocou o desempate nas mãos de Rafaela Silva na categoria até 57kg. Ela voltaria a enfrentar Veronica Toniolo. A brasileira já começou emplacando uma queda que, inicialmente, não foi pontuada. A revisão apontou waza-ari. Vitória do Brasil, muito comemorada por toda a equipe.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em 2024, o maior percurso da Corrida do Pantanal foi 15k
Esportes
Corrida do Pantanal abre inscrições para meia-maratona; saiba como se inscrever
Operário-MS conquista classificação inédita no Brasileiro Feminino A3
Esportes
Inédito! Operário avança pela 1ª vez à segunda fase do Brasileirão Feminino A3
Carlo Ancelotti no Real Madrid x Arsenal
Esportes
Salário de Ancelotti na Seleção será de R$ 63 milhões por ano
José Vitor Leme na etapa semifinal em Fort Worth no Texas
Esportes
Sul-mato-grossense vence etapa e acirra disputa pelo Mundial de Montaria nos EUA
Carlo Ancelotti
Esportes
CBF anuncia Carlo Ancelotti como novo técnico da seleção brasileira
Delegação brasileira comemora com a taça o hepta da Copa de futebol de areia, em Seychelles
Esportes
Brasil conquista heptacampeonato da Copa do Mundo de Futebol de Areia
Arrascaeta comemora o gol que deu a vitória ao Flamengo contra o Bahia
Esportes
Flamengo vira líder do Brasileirão após vencer o Bahia por 1 a 0
O troféu do Brasileirão na sede da CBF
Esportes
Cinco jogos abrem hoje a oitava rodada do Brasileirão neste sábado; confira
Foto de destaque: Luciano Muta/Coollab
Esportes
Três Lagoas sediará a 1ª etapa dos Jogos Escolares da Juventude de MS 2025
Seleção Espanhola é a atual campeã da Copa do Mundo Feminina
Esportes
Copa do Mundo Feminina terá 48 seleções a partir de 2033, anuncia Fifa

Mais Lidas

Casal morreu logo após o acidente
Interior
Acidente entre carro e Hilux mata duas pessoas na BR-262, em Três Lagoas
Centro Regional de Saúde do Tiradentes
Polícia
Homem é morto com mais de 10 tiros na frente de casa no Tiradentes
Mulher denuncia abuso durante massagem de Dia das Mães em shopping da Capital
Polícia
Mulher denuncia abuso durante massagem de Dia das Mães em shopping da Capital
Imagem Ilustrativa
Polícia
Idoso infarta durante briga familiar no Dia das Mães e morre em Campo Grande