Menu
Menu
Busca sábado, 26 de abril de 2025
Educação

MEC garante que pagamento de bolsas da Capes não será suspenso

Uma nota foi divulgada na última sexta-feira

05 agosto 2018 - 10h21Da redação com informações da Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) informou, por meio de nota, que o pagamento das bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) não será suspenso. A nota divulgada na última sexta-feira (3), diz ainda que “a valorização da educação é uma das prioridades do governo federal que, em dois anos, adotou medidas importantes para o setor, como a Lei do Novo Ensino Médio e a homologação da Base Nacional Comum Curricular da educação infantil e do ensino fundamental”.

O MEC também informa que “os ministros da Educação, Rossieli Soares, e do Planejamento, Esteves Colnago, discutiram medidas estruturantes para a área da educação em seus diferentes níveis, bem como o orçamento para o próximo ano” e que “as equipes dos dois ministérios têm realizado frequentes reuniões para tratar do tema”. Na quinta-feira (2), os dois ministérios anunciaram que vão apresentar ao presidente Michel Temer, na próxima semana, estudo sobre recursos para Capes.

A mobilização ocorre após o presidente do Conselho Superior da Capes, Abílio Baeta Neves, ter enviado carta ao ministro da Educação afirmando que “foi repassado à Capes um teto limitando seu orçamento para 2019 que representa um corte significativo em relação ao próprio orçamento de 2018, fixando um patamar muito inferior ao estabelecido pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Caso seja mantido esse teto, os impactos serão graves para os Programas de Fomento da Agência”.

Entre as consequências, apontada na carta da Capes está a suspensão de bolsas de 93 mil pesquisadores e de alunos de pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado) a partir de agosto de 2019. O Conselho da Capes também previu o corte dos pagamentos de outros 105 mil bolsistas que trabalham e pesquisam com educação básica. A carta circulou nas redes sociais e serviços de mensagens instantâneas e provocou mobilização nas comunidades científica, tecnológica e acadêmica.

Na quinta-feira, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e mais de 30 entidades representativas publicaram carta aberta ao presidente Michel Temer para expressar apoio à manifestação do Capes.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Governador Eduardo Riedel e demais autoridades -
Cidade
Usina de hidrogênio inaugurada na UFMS vai "desbravar fronteiras", diz Riedel
Pedro Chaves e Neca Chaves Bumlai
Educação
JD1TV: Insted transforma ensino superior com foco no aluno e inovação
Fonseca já conhece seu adversário
Esportes
Ainda sem horário, Fonseca estreia contra dinamarquês no Masters de Madri
Em Campo Grande, os manifestantes se concentram na Praça Ary Coelho -
Educação
Professores de MS se unem em paralisação em defesa da educação pública
Site Fies
Educação
Ainda com vagas, Fies abre novas inscrições para o primeiro semestre de 2025
Técnico Tite
Educação
Tite encerra conversas com Corinthians e anuncia pausa na carreira
Hugo Calderano durante disputa pelo bronze
Educação
Hugo Calderano avança para final mundial de Tênis de Mesa na China
As aulas nos cursos preparatórios do Partiu IF tiveram início nesta semana
Educação
IFMS abre vagas em curso preparatório gratuito em oito municípios
Alunos aproveitam a primeira quadra de Beach Tênis escolar, em MS
Educação
Escola pública de Dourados inaugura primeira quadra de Beach Tênis em MS
Imagem Ilustrativa
Educação
Governo divulga resultado final dos aprovados no 'MS Supera'

Mais Lidas

Onça capturada nesta madrugada
Justiça
Caseiro morto por onça vivia sem luz e segurança, diz advogado da família
Onça-pintada será levada para o CRAS de Campo Grande
Polícia
JD1TV: Onça que matou 'Jorginho' é capturada e ficará no CRAS de Campo Grande
Homem invade salão de beleza e mata ex-namorada com 10 tiros; veja vídeo
Geral
Homem invade salão de beleza e mata ex-namorada com 10 tiros; veja vídeo
Onça foi capturada nos arredores do pesqueiro
Interior
JD1TV: Veja como foi o momento da captura da onça que matou caseiro 'Jorginho'