Menu
Menu
Busca quarta, 20 de novembro de 2024
Educação

Estudo de expansão do IFMS indica oito cidades com potencial para receber campus

Os municípios com potencial para receber a instituição são: Campo Grande, Chapadão do Sul, Paranaíba, Sidrolândia, Rio Brilhante, Maracaju, Amambai e Aparecida do Taboado

06 março 2024 - 10h10Sarah Chaves    atualizado em 23/03/2024 às 18h23

O Conselho Superior (Cosup) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) aprovou, em reunião extraordinária um estudo preliminar que levantou dados e informações para uma possível expansão da instituição para outros municípios do Estado.

Com um arcabouço teórico que analisa o desenvolvimento econômico brasileiro nos últimos 40 anos e dados da conjuntura econômica e social de Mato Grosso do Sul, o documento sugere a possibilidade de criação de oito novos campi do IFMS. Os municípios com potencial para receber a instituição são: Campo Grande, Chapadão do Sul, Paranaíba, Sidrolândia, Rio Brilhante, Maracaju, Amambai e Aparecida do Taboado.

"A abertura de novos campi transcende a vontade institucional e requer uma abordagem sustentável, assegurando que cada nova unidade possa prosperar a longo prazo e atender às necessidades do Estado. Este estudo é uma peça importante para planejar uma expansão do IFMS que seja viável e valiosa para Mato Grosso do Sul", destaca Fernando Silveira, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional.

Segundo o pró-reitor, o foco da expansão do IFMS deve ser na sustentabilidade e na capacidade de atendimento, levando-se em consideração os arranjos educacionais de cada região.

“O estudo que conduzimos oferece ao Governo Federal uma base sólida para avaliar onde e como novas unidades do IFMS podem ser mais benéficas. Queremos que a expansão contemple regiões que não apenas necessitam de nossos serviços, mas que também tenham condições de sustentar esses campi no futuro, fortalecendo a educação profissional, científica e tecnológica em todo o Estado", enfatiza.

O estudo foi elaborado pelo economista do IFMS, George Tada. “O objetivo foi mapear aqueles municípios que possuem potencial numa possível expansão da Rede Federal [de Educação Profissional, Científica e Tecnológica] e também garantir que todas as 12 regiões geográficas imediatas, definidas pelo IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística], possuam pelo menos uma unidade, como nos casos de Amambai e da região de Paranaíba-Chapadão do Sul-Cassilândia”, explica George.

Segundo Tada, alguns municípios se destacam pela importância econômica. É o caso de Sidrolândia, Maracaju e Rio Brilhante, que estão entre os dez maiores PIBs (Produto Interno Bruto) do Estado. Outros municípios foram listados devido à localização geográfica, pois estão muito distantes dos campi existentes, como é o caso de Aparecida do Taboado, Chapadão do Sul e Paranaíba. 

Já o município de Amambai foi sugerido, segundo Tada, por estar localizado na Região Geográfica Imediata de Amambai, com cerca de 40 mil habitantes, e pela necessidade de se promover o desenvolvimento dos municípios com os menores Índices de Desenvolvimento Humano IDH) e baixos PIB per capita, como os da região extremo Sul do Estado.

Expansão 

A elaboração do estudo do IFMS está alinhado à possibilidade de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, já aventada pelo Governo Federal, que prevê inaugurar mais 100 novos campi até o final de 2026.

Atualmente, a Rede Federal conta com 38 institutos federais, dois centros federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II, além de escolas técnicas ligadas a universidades federais. As instituições são multicampi e atuam como unidades descentralizadas de ensino, pesquisa e extensão.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

 

Reportar Erro
Caramara - Nov24- voce que faz

Deixe seu Comentário

Leia Também

Pesquisa revela que mais da metade da população não lê livros
Educação
Pesquisa revela que mais da metade da população não lê livros
Foto:
Educação
Escolas particulares não podem negar matrícula a alunos com deficiência, afirma MP
Secretário da secretaria Municipal de Educação (Semed), Lucas Bitencourt
Educação
Prefeitura lança Campanha de Matrículas com 7 mil vagas na Reme
Sala de aula
Educação
Escola Municipal Osvaldo Cruz oferece EJA em três períodos em Campo Grande
Enem
Educação
Enem 2024: prazo para pedir reaplicação de provas termina hoje (15)
Foto: Dirceu Portugal/Estadão Conteúdo
Educação
Enem: Gabaritos e cadernos de questões são divulgados
Foto: Bruno Rezende
Educação
MS terá programa de Aprendizagem Profissional para alunos da Rede Estadual
Foto: Divulgação
Educação
Com 10.730 candidatos, UEMS bate recorde de inscrições no Vestibular 2025
Empresa é contratada por R$ 1,7 milhão para concluir obra da EMEI Vila Popular
Educação
Empresa é contratada por R$ 1,7 milhão para concluir obra da EMEI Vila Popular
Ministro da Educação, Camilo Santana
Educação
Ministro da Educação anunciará expansão do 'Pé-de-Meia' em Campo Grande

Mais Lidas

Simulação desmente motorista de caminhão que matou motociclista atropelada na Guaicurus
Polícia
Simulação desmente motorista de caminhão que matou motociclista atropelada na Guaicurus
AGORA: Motociclista morre ao ser prensada entre caminhão e carro na Guaicurus
Polícia
AGORA: Motociclista morre ao ser prensada entre caminhão e carro na Guaicurus
Detalhamento dos maiores valores por benefício fiscal -
Economia
A lista da renúncia fiscal
Uma das vítimas é militar do Exército
Polícia
Motociclistas são socorridos após acidente de cinemática grave no Pioneiros