Mato Grosso do Sul recebe avaliação máxima do Tesouro Nacional, recebe pela primeira vez a nota da Capacidade de Pagamento (CAPAG) A+, que reconhece a solidez e equilíbrio fiscal de um estado, ampliando possibilidades de operações de crédito com o aval da União.
Em declaração, o governador Eduardo Riedel apontou que resultado é difícil de conseguir. “Na prática, isso significa que os indicadores financeiros de nosso estado estão saudáveis, o que permite que a gente continue fazendo entregas para vocês, sul-mato-grossenses, em diversas áreas, como social, educação, saúde e entre outras ações que tornam MS mais próspero, verde, inclusivo e digital”.
De acordo com o Governo do Estado, o Tesouro Nacional enviou uma nota técnica a Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda) informando a mudança da classificação do Mato Grosso do Sul, que passou de nota “B” para “A+”.
As notas do CAPAG permitem uma análise sobre a situação fiscal dos estados e municípios, criado pelo Tesouro Nacional para se há equilíbrio nos parâmetros de receitas e despesas. As notas “A” e “B” permitem a contratação de empréstimos a juros baixos e com garantias da União. Já as notas “C” e “D” indicam “alto risco” e tornam estados e municípios inelegíveis para operações de crédito.
A nota é composta por três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez. Assim, avaliando o grau de solvência, a relação entre receitas e despesas correntes e a situação de caixa, faz-se o diagnóstico da saúde fiscal do Estado ou município.
Conforme dados do Ranking de Competitividade dos Estados e dos Municípios, divulgados pela CLP (Centro de Liderança Pública) em 2024 o Estado tem ainda, a maior taxa de investimento do Brasil.
A avaliação feita pelo Tesouro Nacional se refere ao exercício financeiro e dados de 2023, primeiro ano de gestão do governador Eduardo Riedel.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

MS estabelece novo recorde com abertura de 1.201 empresas em março

Em meio a temores de guerra comercial, dólar fecha o dia a R$ 5,91

Estimativas do mercado para inflação e PIB permanecem estáveis

Saiba os cuidados na hora de contratar um empréstimo no 'Consignado CLT'

MEC divulga resultado da primeira chamada do Pé-de-Meia Licenciaturas

IR 2025: onde baixar o aplicativo para declarar o Imposto de Renda?

Supremo confirma que nova correção do FGTS não é retroativa

Pé-de-Meia: nascidos em setembro e outubro recebem hoje incentivo

JD1TV: Com 'exposição ouro', leilões devem movimentar R$ 40 milhões durante a Expogrande
