Menu
Menu
Busca quinta, 13 de março de 2025
Economia

Fiems leva capacitação a periferia

10 abril 2011 - 07h42Assessoria
Na avaliação do presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul, Sérgio Longen, a falta de trabalhadores qualificados é o grande gargalo do setor industrial em Campo Grande e por meio desse novo formado do Programa esse problema está sendo amenizado.

“Por isso resolvemos trazer a capacitação até os bairros e mostrar para a comunidade a importância dos cursos profissionalizantes do Senai para o crescimento pessoal de todos eles. Emprego e renda significam melhoria da qualidade de vida e mais oportunidades para todos”, destaca.

No âmbito do Programa Indústria Ativa Campo Grande, a Fiems realiza, hoje, das 8h às 17 horas, os serviços do Sesi, Senai e Sebrae para os moradores dos bairros Jardim Noroeste, Jardim Panorama, Jardim Samambaia, Vivenda do Parque, Maria Aparecia Pedrossian e Poitis.

A ação será realizada na Rua Indianápolis, entre as Ruas Nazareh e Barbacena, e inclui as pré-inscrições nos cursos gratuitos de qualificação profissional do Senai, além dos serviços de saúde, lazer e cidadania do Sesi e as orientações aos comerciantes feita pelo Sebrae.

Ele acrescenta que o sucesso das duas primeiras edições da ação integrada Sesi, Senai e Sebrae na região do Dom Antônio Barbosa (12/03) e do grande Los Angeles (03/04) credencia a continuidade do Indústria Ativa Campo Grande.

No Dom Antônio Barbosa, o Programa atraiu 3.123 pessoas e promoveu 14.583 atendimentos, tendo 507 pré-inscrições nos cursos gratuitos do Senai, enquanto no grande Los Angeles foram 2.116 pessoas e 4.993 atendimentos, tendo 494 pré-inscrições nos cursos do Senai.

O presidente da Associação de Moradores do Jardim Noroeste, Carlos Henrique Faustino Rosa, disse que a capacitação é fundamental, pois 70% das 215 pessoas presentes na reunião para detalhar a iniciativa não possuíam formação nenhuma, o que impede o ingresso no mercado de trabalho.

Já Edson Oliveira, que possui um comércio de montagem de computadores na região, disse que quase todos os seus vizinhos necessitam da qualificação porque tem muita gente desempregada. “O que vemos são muitas pessoas procurando emprego e quando vão mostrar o currículo, é um currículo vazio”, lamentou.

Para Sebastião Dias, líder do Bairro Serravile, os cursos trazem muitas oportunidades. “A gente faz as coisas do jeito que a gente aprendeu. Com a qualificação vai ajudar a comunidade do bairro e aumentar o ganho, porque nós ganhamos pouco”, declarou, acrescentando que a região é muito afastada do centro, o que dificulta em muito o deslocamento até a unidade do Senai.

Reportar Erro
Gov Transversal - Mar25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Programa Pé-de-meia
Economia
Governo faz acordo para incluir Pé-de-Meia e Vale Gás no orçamento
Foto: Unsplash
Economia
Maioria das famílias têm mais de 11% da renda comprometida com dívidas na Capital
Foto: Ilustrativa -
Internacional
CNI expressa discordância com a taxação de 25% dos EUA sobre aço e alumínio
Energia ajudou inflação a subir
Economia
Pressionada pela energia elétrica, inflação de fevereiro fica em 1,31%
Saques da poupança em fevereiro superam depósitos em R$ 8 bilhões
Economia
Saques da poupança em fevereiro superam depósitos em R$ 8 bilhões
Segundo a Fazenda, os primeiros ressarcimentos serão pagos no próximo dia 28
Economia
Caixa divulga calendário de pagamento do Fundo PIS/Pasep
Ação do Procon MS
Economia
Dia do Consumidor: Capital terá debate voltado à transparência e ação em Shopping
Indústria de MS criou 1.536 novas vagas de emprego em janeiro
Economia
Indústria de MS criou 1.536 novas vagas de emprego em janeiro
Segundo a Fazenda, os primeiros ressarcimentos serão pagos no próximo dia 28
Economia
Fazenda lança plataforma para saque de antigo Fundo PIS/Pasep
Pátio Central Shopping
Economia
Patio Central faz 'roleta premiada' para celebrar Dia do Consumidor na Capital

Mais Lidas

Crime foi gravado por câmeras
Justiça
Execução no Caiobá é encerrada sem apontar culpado
AGORA: Diabolin, líder do tráfico no Dom Antônio, é morto a tiros
Polícia
AGORA: Diabolin, líder do tráfico no Dom Antônio, é morto a tiros
Tempo pode mudar em MS
Clima
Frente fria chega com avisos de chuvas fortes pelo País; MS será atingido
Lucas foi morto com vários disparos na conveniência -
Polícia
Investigação sobre assassinato na Guaicurus é arquivada