Mesmo não oficialmente protocolado, começou a circular nos bastidores da Câmara dos Deputados o novo projeto de lei (PL) sobre a regulamentação do setor de streaming no país, que pode dobrar a alíquota atual da Condecine, passando de 3% para 6% sobre o faturamento bruto das plataformas de streaming que atuam no Brasil.
A proposta, que está sendo apelidada de “Lei Toni Venturi“, é relatada pela deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), e substitui o texto anterior que tramitava no Senado, sob relatoria do senador Eduardo Gomes (PL-TO).
O principal objetivo do texto é impulsionar o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), que financia produções brasileiras de cinema e TV, e um dos pontos centrais está na possibilidade de as plataformas abaterem até 60% do valor a ser pago à Condecine caso invistam diretamente em produções brasileiras independentes, seja por licenciamento ou pré-licenciamento de conteúdos feitos por produtores nacionais.
Entidades do setor, no entanto, apontaram que o mecanismo pode tornar a cobrança ineficaz, já que permite ampla dedução sem a garantia de contrapartidas reais proporcionais.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Orquestra Indígena de MS faz apresentação em Campo Grande antes de turnê internacional

Traia Véia abre Festival do Peixe com show de graça na Feira Central

Agenda: Domingão tem feiras e show de graça na Capital

Feira sustentável promete explosão de sabores em Recanto das Ervas

Feira Bosque comemora 1 ano com edição especial e sorteio de brindes

Lançamento da 8ª Festa do Queijo de Rochedinho acontece neste sábado na Expogrande

Xande de Pilares apresenta nova turnê de graça no Parque das Nações

Fim de semana tem Jorge e Mateus, chegada de coelho da páscoa e festival de rua

MS terá shows de Luisa Sonza, Liniker, Elba Ramalho e outros artistas nacionais em 2025
