Menu
Menu
Busca quinta, 26 de dezembro de 2024
Cultura

“Poética dos Bugres” será lançado na próxima quinta-feira

Isabella Banducci Amizo, lança "Poética dos Bugres" no Sesc Cultura, às 19h30

27 janeiro 2019 - 17h13Da redação com assessoria

Como se dá a mudança de status dos bugrinhos de artesanato à obra de arte? Quais os diferentes significados que a obra de Conceição dos Bugres adquire com o passar dos anos, desde o início de sua produção até o momento em que se tornam um marco identitário do estado de Mato Grosso do Sul? Qual é o contexto político-social e cultural que permeia sua realização e valorização? Essas são algumas das principais questões que o livro Poética dos Bugres: uma incursão sobre arte, identidade e o outro propõe investigar. Pontos que serão apresentados pela autora, Isabella Banducci Amizo, na palestra durante o lançamento do livro no dia 31 de janeiro às 19h30 no Sesc Cultura.

Em meados da década de 1960, a artista Conceição Freitas da Silva dá início a uma produção que lhe proporcionou reconhecimento internacional e que se tornou um dos símbolos da arte sul-mato-grossense: os bugres. Essas esculturas são consideradas, hoje, uma das principais peças da arte do estado e sua imagem é amplamente difundida e utilizada desde a publicidade até em materiais do poder público.

De artesanato à obra de arte

Uma mudança de status é observada na obra da escultora até que se torne uma referência para o estado. Os bugrinhos, esculpidos por Conceição dos Bugres, poderiam ser considerados peças artesanais, mas ganham estatuto de obra de arte, legitimados, inclusive, por museus e galerias Mato Grosso do Sul afora, fazendo parte de acervos importantes, como do Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul
(MARCO), da Galeria Estação (SP) e do Museu AfroBrasil (SP), e ainda tendo participado, entre outras exposições, da Mostra do Redescobrimento – Brasil 500 anos (SP). Além disso, tornam-se ícones da arte e da cultura de um estado que busca, no momento em que Conceição desenvolve a produção, marcar sua identidade e diferenciar-se do vizinho Mato Grosso, a partir do qual foi dividido.

Arte e sociedade

A arte não se configura apenas como um ornamento ou acessório, mas, muitas vezes, explica os verdadeiros movimentos da sociedade. No prefácio do livro, a crítica de arte Maria Adélia Menegazzo, afirma que o grande mérito do trabalho de Amizo é, justamente, indagar como a obra de Conceição Freitas, resumida aos bugrinhos, transita pelos vários espaços sociais indistintamente.

O livro é resultado de um projeto incentivado pelo Fundo de Investimentos Culturais – FIC/MS, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. E a realização da pesquisa, que deu origem ao livro contou com o financiamento, por meio de bolsa de estudos CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, e FUNDECT –Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul.

Sobre a autora:

Isabella Banducci Amizo é cientista social, graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Na mesma instituição cursou Mestrado em Estudos de Linguagens, cuja dissertação deu origem ao livro Poética dos Bugres: uma incursão sobre arte, identidade e o outro. Ao longo de sua carreira, participou de projetos de pesquisa voltados para o estudo da cultura de Mato Grosso do Sul e da fronteira com o país
vizinho, Paraguai. Entre eles: Romaria do Sinhozinho: devoção e fé em Bonito-MS e Rituais religiosos e fúnebres na fronteira do Brasil com o Paraguai. Entre artigos e capítulos de livros publicados, destaca-se Polca Rock em Mato Grosso do Sul: aspectos da identidade cultural na pós-modernidade.

Serviço:

Lançamento do livro Poética dos Bugres: uma incursão sobre arte, identidade e o outro precedido de palestra sobre o tema do livro | dia 31 de janeiro às 19h30 no Sesc Cultura, avenida Afonso Pena, 2270.
Contato para entrevistas ou mais informações: Thais Pompêo 98406 1232.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

André de Pierre lança, em Campo Grande, a obra 'Arqueologia Proibida no Brasil'
Cultura
André de Pierre lança, em Campo Grande, a obra 'Arqueologia Proibida no Brasil'
Ney Latorraca marcou uma geração da telenovela
Cultura
Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos, vítima de câncer de próstata
Último Som do Sesc de 2024 será de samba com show de Pretah
Cultura
Último Som do Sesc de 2024 será de samba com show de Pretah
Erika Espíndola e Flavio Bernardo sobem ao palco da Cidade do Natal nesta quarta (25)
Cultura
Erika Espíndola e Flavio Bernardo sobem ao palco da Cidade do Natal nesta quarta (25)
Cena do filme Ainda Estou Aqui
Cultura
"Ainda Estou Aqui" é o 7º filme brasileiro com maior bilheteria do século 21
Ele tinha 98 anos
Cultura
Mestre Laurentino morre ao 98 anos em Belém
Renas em Campo Grande
Cultura
Feira Cultural, exposição e família das renas agitam o sábado em Campo Grande
Exposição "A Ferro e Fogo"
Cultura
JD1TV: Exposição "A Ferro e Fogo" aborda sustentabilidade e lutas sociais
Delasnieve Daspet e Benedicto Arthur de Figueiredo Neto
Cultura
Pen Clube lança coletânea com contos, crônicas e poemas nesta quinta
Pré-Libertadores 2025: veja os confrontos das fases prévias
Esportes
Pré-Libertadores 2025: veja os confrontos das fases prévias

Mais Lidas

Durante ceia em família, uma pessoa morre 5 minutos antes da meia-noite
Polícia
Durante ceia em família, uma pessoa morre 5 minutos antes da meia-noite
Cosmi foi morto na frente da própria residência
Polícia
Agiota é morto a tiros na frente da esposa no Jardim Columbia
JD1TV: Passageiro grava acidente de dentro de avião que caiu no Cazaquistão
Internacional
JD1TV: Passageiro grava acidente de dentro de avião que caiu no Cazaquistão
Bolo que teria causado envenenamento ou intoxicaçã
Polícia
Irmãs morrem após comerem bolo em chá da tarde