Menu
Menu
Busca segunda, 17 de março de 2025
Cultura

Cine Brasil exibe documentários abordando países latino-americanos

24 maio 2012 - 10h31Reprodução

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) exibe no projeto "Cine Brasil – Curtas e Longas no Centro", na próxima semana, de terça a sexta-feira (29 de maio a 1º de junho), filmes que abordam alguns países latino-americanos. As sessões acontecem na sala Rubens Corrêa, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, às 18h30. A entrada é gratuita.

"Cine Brasil - Curtas e Longas no Centro" é um projeto do Núcleo de Audiovisual da FCMS, sendo exibido normalmente na última semana do mês e utiliza o acervo da Programadora Brasil, programa do Ministério da Cultura (MinC) e de Festivais de Cinema disponibilizando obras audiovisuais para circuitos não comerciais de difusão pública. Nessa edição também será exibida a mostra “Os Latino-Americanos” desenvolvido pela Televisão América Latina (TAL), com o patrocínio da Petrobras.

Na terça-feira (29)
será exibido o filme Bahia de Todos os Santos (SP/1960/Ficção/PB/102min/12anos) de Trigueirinho Neto. A trama do filme gira em torno de um grupo de amigos inconformados com o marasmo e a vida monótona da capital baiana, na época da ditadura de Getúlio Vargas. Tonho, um mulato rejeitado pelos pais que vivem de pequenos furtos no porto de Salvador, vive conflitos sociais, políticos e religiosos. Sua amante inglesa quer afastá-lo dos companheiros, mas ele se envolve num atrito entre grevistas e a polícia, terminando por roubar a amante para ajudar os perseguidos. Insatisfeita, ela o denuncia, comprometendo-o politicamente. Ele é preso e, quando volta para a família, seu drama permanece.

Na quarta-feira (30)
é a vez do documentário “Os Paraguaios” (PY/2006/54min), do diretor Marcelo Martinessi. “Muero com mi patria” teria dito o Marechal Solano López, quando morria na guerra do Paraguai em 1870. No entanto, sua pátria sobreviveu e continuou fazendo heróis através da História. Os Paraguaios partem dos primórdios da nação guarani para o Paraguai contemporâneo: historiadores, antropólogos, escritores e artistas tentam desatar os nós de uma realidade cheia de contrastes.

Na quinta-feira (31)
será exibido o filme “Os Argentinos” (ARG/2006/ 54min), do diretor Luis Esnal. O documentário tem o objetivo de capturar em imagens e palavras as raízes da cultura argentina, a equipe de documentaristas percorreu 13 mil quilômetros. Pessoas e paisagens das mais variadas foram registradas: da salina a quatro mil metros à cantina italiana em Buenos Aires. Da aldeia guarani em Misiones às montanhas de Humahuaca. Um mergulho profundo num país complexo, graças à diversidade de suas identidades.

Na sexta-feira (01)
o projeto finaliza com a exibição do documentário “Os Bolivianos” (BOL/2008/53min), da diretora Verónica Córdova. Em uma época de transformações na Bolívia, uma série de perguntas é repetida nas nove províncias do país, para personagens de diversas idades, profissões e religiões. O resultado é uma colagem de entrevistas, imagens e sentimentos que ajudam a entender como são os bolivianos.

O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica na rua 26 de agosto, 453. Mais informações podem ser obtidas no Núcleo de Audiovisual da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul pelo telefone 3316-9166.

Via Notícias MS

Reportar Erro
Gov Transversal - Mar25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Jenna Ortega como Wandinha na 2º temporada
Cultura
Terceira temporada de Wandinha já está sendo planejada, revela Jenna Ortega
Foto: Divulgação
Cultura
Sesc Teatro Prosa tem programação de espetáculo de dança à peça infantil
Hermanoteu na Terra de Godah tem espetáculo em Campo Grande neste fim de semana
Fim de Semana
Sextou! Fim de semana tem teatro, feiras e pagode em Campo Grande
Foto: Reginaldo Borges
Cultura
CORRE: Artistas sul-mato-grossenses da dança são retratadas em curta-metragem
Bioparque terá filial da Casa do Artesão
Cultura
Bioparque terá filial da Casa do Artesão
Apresentações iniciam às 20h
Cultura
Bandas autorais agitam Buteco do Miau em noite de rock independente
Edição anterior do Campão Cultural
Cultura
Campão Cultural: nova edição acontecerá de 27 a 30 de março; veja programação
Acadêmica Maria Adélia Menegazzo
Cultura
Primeiro Clube de Leitura da Academia de Letras de MS irá abordar o poeta Leminski
Apresentação no bloco
Cultura
Bloco Forrozeiros MS encerra Carnaval com festa no Dia Internacional da Mulher
Desfile em Campo Grande
Cultura
Carnaval 2025: Unidos da Vila Carvalho é a campeã de Campo Grande

Mais Lidas

Mulheres da CCR MSVia
Comportamento
Mulheres que movem a BR-163 em MS: histórias de coragem e superação
O suspeito estava em prisão domiciliar
Polícia
Casal assumiu namoro um dia antes de bebê de 6 meses ser espancado até a morte na Capital
Bebê de 6 meses morre após ser espancado pelo padrasto em Campo Grande
Polícia
Bebê de 6 meses morre após ser espancado pelo padrasto em Campo Grande
O local da execução não tinha iluminação pública
Polícia
AGORA: Homem é morto a tiros em estrada 'abandonada' do Jardim Colúmbia