O dia do aniversário é geralmente visto como aquela data especial que é só sua. Mas não para aqueles que nasceram justo no dia 25 de dezembro, quando se comemora o Natal. Para os personagens dessa matéria – e tantas outras pessoas mundo afora – o aniversário é uma data sempre compartilhada, e com ninguém menos que Jesus.
Sem aquele modelo tradicional de festa com bolo, vela e convidados ali presentes só para comemorar o aniversário. Quem nasceu no Natal passa a vida inteira sem saber o que é isso. Com alguns traumas que se pode imaginar para quem tem essa sina, apesar da ocasião ainda atípica, muita alegria também marca a vida dessas pessoas.

Ser bem resolvido sobre a data parece ser o essencial para se conviver em paz com o fato que, querendo ou não, é inalterável. Para alguns, dividir o dia com a celebração mais importante do ano não é para qualquer um. “Nunca tive trauma sobre isso. A única coisa que sempre me pego pensando é que o Natal de minha mãe deve ter sido conturbado, pois imagina dar à luz justo nesse dia, em que todos só querem festejar”, disse a aposentada Nilda Silmplicio, 60 anos.
Nem aquela velha perguntinha “mas você só ganha um presente?” incomoda. “Vão fazer 61 anos que escuto isso”, brinca. “Querendo ou não, você é sempre lembrado e está sempre em uma festa. Dá meia-noite, todo mundo canta parabéns. E sabemos que nem todos consegue juntar a família nos aniversários, no meu estamos sempre reunidos”, completa.

Em contrapartida, a falta de um bolinho exclusivo ainda causa trauma, mesmo que tenha levado a vida assim há anos. Para a consultora de vendas, Paula Moreira, 43 anos, não é nada legal dividir a data. “Essa é uma história triste, porque vejo todos celebrando suas datas exclusivas, e a minha é simplesmente com o maior feriado do ano. Meu marido sempre tenta reverter a situação com um bolo, mas ainda assim não é igual. Amigos queridos nunca estão presentes, e com razão, cada um está celebrando o Natal com suas famílias, então de certa forma, acabamos esquecidos nessa data. E comemorar no outro dia, não é a mesma coisa”, indaga a aniversariante.

Natalício Domingos, 55 anos, que o diga. Nomeado em homenagem ao dia em que nasceu, o pastor não titubeia para dizer o que acha do dia em que nasceu: “adoro”. Ele gosta tanto que dá para perder a conta das vezes que embalou os ‘parabéns’ entre a meia noite do dia 24 e o fim do dia 25. “Não dá para competir com Jesus, não é mesmo? Nessa eu sempre perco, por todos celebram o nascimento Dele e esquecem o meu nascimento. Mas o melhor de tudo é poder dividir essa data com algo tão especial”, finalizou.
Nomes preferidos para quem nasce no dia de Natal
Um levantamento realizado pela proSore, empresa digital de crédito, revela que no país existem registros de 328 pessoas com o nome de Noel e que vieram ao mundo exatamente no dia 25 de dezembro. Desse total, 99 nasceram antes de 1950 [mas não se sabe quantas ainda estão vivas]. Já na véspera, dia 24 de dezembro, foram registrados 162 brasileiros batizados de Noel.
Contudo, o maior homenageado no Natal, Jesus, teve seu nome reduzido nas certidões de nascimento com a sequência dos anos. O Brasil tem 1.282 registros no dia 25 de dezembro. No dia 24, são 494. Antes da década de 50, eram 134, e hoje, são oito nascidos de véspera andando por aí.
Ainda segundo o levantamento, outros nomes relacionados ao Natal fazem sucesso no país, como Natalina, Natalino, Natalia, Natal, Natanael, Nascimento, Natalícia e Ângela. Mas o nome campeão e que segue firme sendo utilizado há décadas, é Natalia.
Ao contrário dos outros, ele segue oscilando, mas ainda é bastante utilizado. No País, existem 14.595 nascidas em 25 de dezembro. No dia 24, são 6.711, com maior registro também entre a década de 90 e 99, com 2.851, segundo os dados atualizados em 2021. Resta agora esperar o Natal deste ano, para conferir os novos registros. A todos os aniversariantes da data, os parabéns do JD1!
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

3º Festival do Hambúrguer celebra Dia do Hambúrguer e da Batata Frita na Cidade do Natal

Autor lança obra que resgata afetos e histórias de Miranda em manhã de autógrafos

Após morte do Papa Francisco, filme "Conclave" ganha relevância; saiba onde assistir

Campanha de Páscoa arrecada quase mil caixas de chocolates para instituições beneficente

JD1TV: Primeira mulher na presidência da Associação Nipo Brasileira aposta na cultura

Feriadão! Veja o que funciona na Capital nos dias 18 e 21 de abril

JD1TV: Clube de Portugal homenageará os 40 anos da 1ª vitória de Ayrton Senna

Instituições para crianças recebem chocolates por uma 'páscoa mais doce' na Capital

Expogrande tem entrada livre até às 14 horas deste sábado
