A “era fitness” inspira e também está presente nos cuidados com os animais. A alimentação natural praticada pelos humanos, acaba afetando, de forma positiva, a rotina dos bichinhos domésticos, hábito considerado benéfico para Dra. Gisele Crepaldi , Médica Veterinária.
"A mudança no hábito alimentar dos humanos está influenciando nos hábitos dos nossos pets. Eles podem e devem ter uma alimentação saudável, tanto com a opção da alimentação natural, como também através da escolha de uma ração de qualidade e podendo introduzir alimentos frescos na rotina como petisco", pontuou a veterinária ao JD1.
Apesar da alimentação saudável ser uma boa alternativa, é preciso alguns cuidados na hora de ofertar alimentos aos animais, de acordo com a veterinária, alguns deles podem ser tóxicos e oferecer riscos à saúde do bichinho, como é o caso da cebola, uva, noz moscada e alho.
"Oferecer a nossa comida não é 100% seguro, pois muitas vezes contém ingredientes que podem ser tóxicos. Mas alimentos como carne, ovos, algumas frutas como banana, morango, melão, podem fazer parte da dieta deles, mas desde que oferecidos na quantidade adequada, como petisco", alerta.
Outro fator importante a ser analisado, segundo a profissional, é a tabela nutricional dos alimentos e, claro, sempre ficar de olho nos principais nutrientes que um pet precisa em sua alimentação diária.
"Cães e gatos precisam de cerca de 45 nutrientes na sua dieta, dentre proteínas, ácidos graxos essenciais como ômegas 6 e 3, carboidratos, vitaminas como vitamina D, vitamina C, vitaminas do complexo B entre outros, minerais como cálcio, fósforo, magnésio, potássio e aminoácidos", destacou.
A ração costuma ser a principal fonte de alimento dos animais domésticos, porém, ela requer atenção na escolha. "A alimentação natural balanceada sempre será melhor que a ração, mas a ração será melhor que uma alimentação natural feita de qualquer jeito, situação que depende muito do tutor".
Para quem prefere a ração, a profissional deixou algumas dicas: "Na hora de escolher uma ração, escolha uma super premium, livre de corantes e conservantes, de preferência livre de transgênicos e livre de grãos, que na maioria das vezes são inflamatórios para os cães e gatos, evite também comprar ração a granel, pois pode haver contaminação e perda de nutrientes devido ao armazenamento", concluiu.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Feriadão! Veja o que funciona na Capital nos dias 18 e 21 de abril

JD1TV: Clube de Portugal homenageará os 40 anos da 1ª vitória de Ayrton Senna

Instituições para crianças recebem chocolates por uma 'páscoa mais doce' na Capital

Expogrande tem entrada livre até às 14 horas deste sábado

Xande de Pilares apresenta nova turnê de graça no Parque das Nações

Carlo Acutis, que curou menino de Campo Grande, será canonizado este mês

JD1TV: Confeiteira mostra passo a passo do ovo de Páscoa trufado, sucesso entre os clientes

MS e Governo Federal firmam parceria para defesa de indígenas LGBTQIA+

JD1TV: Inusitado! Concurso reúne pessoas que se identificam como cães
