A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS) instituiu a folga menstrual para as servidoras, afim de garantir um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
"Reconhecemos que a saúde e o bem-estar de nossas servidoras são fundamentais para o bom funcionamento da agência. Instituir a folga menstrual é um passo importante para garantir que nosso ambiente de trabalho seja mais leve e saudável”, disse o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto Assis.
A decisão foi publicada na última sexta-feira (24), no Diário Oficial do Estado. A ação tem o aval da primeira-dama de MS, Mônica Riedel, e será desenvolvida como projeto piloto no governo de Mato Grosso do Sul.
De acordo com a regulamentação, as servidoras em exercício na AGEMS terão direito a um dia de afastamento durante o período menstrual, desde que manifestem a intenção de utilizar a folga. O benefício, estabelecido pela portaria, é limitado a cinco dias de afastamento por ano e não será atribuído como falta.
Para solicitar a folga menstrual, a servidora poderá realizar um pedido verbal ao seu chefe imediato. Essa abordagem busca garantir um processo eficiente e respeitoso, permitindo que as mulheres possam cuidar de sua saúde de forma adequada e discreta durante um período menstrual.
No âmbito nacional, dois Projetos de Lei - 1.143/19 e 1.249/22 – visam acrescentar à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) uma licença de três dias consecutivos por mês às mulheres que comprovem o período menstrual.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Restaurante de Bonito entra no Top 100 de melhores do país

3º Festival do Hambúrguer celebra Dia do Hambúrguer e da Batata Frita na Cidade do Natal

Autor lança obra que resgata afetos e histórias de Miranda em manhã de autógrafos

Após morte do Papa Francisco, filme "Conclave" ganha relevância; saiba onde assistir

Campanha de Páscoa arrecada quase mil caixas de chocolates para instituições beneficente

JD1TV: Primeira mulher na presidência da Associação Nipo Brasileira aposta na cultura

Feriadão! Veja o que funciona na Capital nos dias 18 e 21 de abril

JD1TV: Clube de Portugal homenageará os 40 anos da 1ª vitória de Ayrton Senna

Instituições para crianças recebem chocolates por uma 'páscoa mais doce' na Capital
